Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Segredo para a produtividade pode estar numa fatia de pizza

Pizza e um elogio pelo bom trabalho. Que mais é preciso? Possivelmente nada.

Segredo para a produtividade pode estar numa fatia de pizza
Notícias ao Minuto

18:10 - 29/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Psicologia

Motivar um funcionário e tirar o máximo proveito da sua produtividade pode ser um desafio para grande parte dos chefes e patrões. Enquanto uns não sabem como agir ou conversar com os seus empregados, outros carecem de imaginação e sensibilidade para tentar perceber o que pode estar em falta.

Mas o segredo para a motivação e produtividade pode ser mais fácil de conseguir do que as pessoas pensam. E é isso o que defende a psicóloga Dan Ariely no seu próximo livro ‘Payoff: The Hidden Logic That Shapes Motivations’. Na obra, a especialista revela que não há nada mais motivador e aliado da produtividade que um elogio e uma fatia de pizza oferecidos pelo patrão.

Numa experiência que levou a cabo com um grupo de voluntariados de uma fábrica em Israel, a especialista veio provar que, ao primeiro dia, uma fatia de pizza foi capaz de aumentar a produtividade em 6,7%. Mas um elogio pode também fazer a diferença, tendo aumentado a produtividade em 6,6%. Já a oferta de um aumento fez crescer a produtividade em 4,9%. Todos estes os valores são apresentados em termo de comparação com quem não foi alvo de qualquer ato benemérito do patrão e que, por isso, serviu de grupo de controlo, como conta o site Science of US, da New York Magazine.

Porém, ao final de alguns dias de experiência, foram os elogios o maior mote de motivação e produtividade, seguindo-se a oferta de pizza.

Embora os resultados apresentados pela autora no seu livro se mostrem concretos e positivos, Dan Ariely salienta que estes devem servir apenas de base para uma maior compreensão por parte dos patrões, mostrando que são os pequenos gestos que podem fazer a diferença e que o dinheiro, embora necessário, nem sempre é o fator principal de motivação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório