Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O que é a 'heroína digital' e como está a viciar as crianças

Os smartphones e tablets podem deixar o seu filho muito entretido e isso lhe trazer algum sossego, mas também o pode estar a deixar viciado.

O que é a 'heroína digital' e como está a viciar as crianças
Notícias ao Minuto

14:39 - 29/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Especialista

Habituado a tratar dependências na sua clínica de reabilitação o Dr. Nicholas Kardaras diz que é mais fácil tratar viciados em heroína do que pessoas obcecadas com o Facebook ou jogos.

“A partir do momento que uma criança passa a linha para um verdadeiro vício em tecnologia, o tratamento pode ser muito difícil. Aliás, considero mais fácil tratar os viciados em heroína e metanfetaminas do que os perdidos em jogos de vídeo ou os dependentes das redes sociais”.

Estudos demonstram que os ecrãs podem aumentar sintomas de depressão, ansiedade e agressão e ainda levam a traços de personalidade psicótica, em que os ‘gamers’ perdem a noção de realidade.

Num artigo publicado no New York Post o especialista revela ainda que os tablets e smartphones são uma forma de droga digital. Com estudos que comprovam que estes afetam o córtex frontal do cérebro controla o funcionamento executivo, incluindo o controlo de impulsos - exatamente da mesma forma que a cocaína faz. A tecnologia é tão hiper-despertadora que aumenta os níveis de dopamina – o neurotransmissor que nos faz sentir bem mais envolvido na dinâmica do vício – tanto como no sexo.

Este efeito viciante é o que faz com que o Dr. Peter Whybrow, diretor de neurociência da UCLA chama aos ecrãs ‘cocaína eletrónica’ e os investigadores chineses chamam ‘heroína digital’.

E diz mais, “o cérebro de uma criança a jogar Minecraft parece-se com um cérebro sob o efeito de drogas.” E é por isso que “é tão difícil tirar as crianças dos ecrãs e estas ficam tão agitadas quando o tempo delas nos ecrãs é interrompido”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório