Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Precisa de ganhar peso? Especialista revela o que fazer

Há quem passe a vida numa luta constante contra o peso, mas também há quem tenha muita dificuldade em ganhar o peso.

Precisa de ganhar peso? Especialista revela o que fazer
Notícias ao Minuto

14:31 - 28/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Não só para terem o corpo pretendido e melhorar a autoestima, mas também para alcançarem uma melhor saúde, há muitas pessoas que tentam ganhar peso.

Estar abaixo do peso (normalmente Índice de Massa Corporal abaixo dos 18.5 kg/m2) “pode ser sinónimo de problemas, tais como debilidade do sistema imunológico, massa muscular diminuída, pele, unhas e ossos fragilizados ou, no caso da mulher, incapacidade em menstruar”, como destaca a Dra. Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa, ao Lifestyle ao Minuto.

A nutricionista avisa: “se pretende ganhar uns quilos extra, não é solução achar que pode comer de tudo sem restrições e enveredar pelo caminho do chamado ‘lixo’ nutricional, isto é, optar por alimentos com elevado teor de gordura e açúcares simples, como doces, bolos, ‘fast-food’ ou fritos”. Pois estes podem contribuir para o aumento do risco de diabetes ou doenças cardiovasculares.

Para aumentar peso precisa de ganhar massa muscular e não massa gorda. A regra é fazê-lo de forma saudável e equilibrada e de preferência pedir um aconselhamento personalizado.

Ainda assim a nutricionista partilhou algumas dicas para quem quer ganhar peso:

1. Deve consumir mais calorias do que aquelas que gasta;

2. Conjugar uma alimentação ajustada com atividade física regular;

3. Fazer refeições regulares - idealmente de duas em duas horas - e tentar aumentar gradualmente o volume das refeições;

4. Privilegiar os alimentos ricos em proteína - essenciais para ganhar massa muscular - como carnes magras (frango, coelho ou peru), peixe, ovos, queijos magros e iogurtes

5. Optar pelos hidratos de carbono complexos como massas, arroz, batata e pão (preferencialmente integral ou de mistura), que são excelentes no fornecimento de energia.

6. Ter um diário alimentar, pois é uma excelente forma de manter a alimentação controlada.

7. Aposte em alimentos como: aveia, muesli, manteiga de amendoim, marmelada e outras compotas de fruta, óleos vegetais ou azeite, mel, frutos tropicais (abacate, manga, banana), frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões) e sementes (linhaça, chia, girassol, sésamo).

8. Ao pequeno-almoço, no iogurte pode incluir mel e frutos secos ou cereais tipo muesli ou granola, que são bastante densos em termos calóricos. Faça também batidos ou papas de aveia com fruta e mel.

9. Nas refeições principais prefira a sopa ou a salada/legumes no final da refeição, quando já estiver saciado.

10. Nunca deixe de realizar as refeições intermédias e uma pequena ceia antes de se deitar. Pode comer queijinhos em triângulo, iogurtes, nozes, amêndoas, pão com manteiga de amendoim, frutos como manga, abacate ou banana, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório