Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Eis o que o verão pode fazer à sua barba

Especialmente no verão, a barba pode tornar-se numa das partes menos limpas do seu corpo e com os efeitos do sol, da água do mar, do rio e da piscina também não fica lá muito bonita.

Eis o que o verão pode fazer à sua barba
Notícias ao Minuto

22:27 - 26/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Beleza

Um estudo já havia sugerido que a barba pode ser tão ‘suja’ como uma sanita, devido às bactérias, toxinas e aos microrganismos que podem armazenar.

E que ingredientes acrescenta a praia a este ‘cocktail’? “O contacto com a água do mar favorece a acumulação de determinadas bactérias provenientes de algas”, assegura a dermatlogista Cristina de Hoyos, à secção Buena Vida do site AS.

“Além disso, na areia também podem viver larvas de algumas moscas, tal como pulgas”, acrescenta a especialista. E se é um homem que gosta mais de piscina, o cloro também não é nada amigo da sua barba, pois “pode favorecer o aparecimento de fungos”, como destaca Cristina Hoyos.

Mas se não quer abdicar da barba mesmo no verão, não se preocupe, há formas de se prevenir dos efeitos do verão.

Como o calor faz com que a pele transpire mais, a barba se suja mais rápido e por isso deve lavar a barba duas vezes ao dia – de manhã e à noite, como aconselha o barbeiro Alex Beltrán. Mas deve escolher champôs sem químicos para não agredir e irritar a pele.

Mal saia da piscina, do rio ou do mar, deve pelo menos passar a barba por água doce limpa e se puder lavá-la mesmo com champôs calmantes com aloe vera ou aveia, por exemplo.

Por causa dos agentes agressivos típicos do verão que deixam os pelos da barba muito secos, deve usar um produto hidratante, como óleos orgânicos, bálsamos ou cremes.

Não se esqueça de pentear a barba pois, tal como acontece no cabelo, os pelos também se embaraçam.

A farmacêutica Inmaculada Canterla destaca que apesar de parecer que a barba o protege do sol é imperativo que aplique na mesma protetor solar por todo o rosto, incluindo na zona da barba – pois esta só protege de 20% dos raios solares.

E evite produtos com perfume, pois podem provocar alergias ou fotossensibilidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório