Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Melhor truque para deixar de fumar? Receber dinheiro

Fazer as contas à despesa semanal, mensal e anual relacionada com o tabaco pode ajudar a perder o hábito de fumar. Mas há mais uma questão relacionada com o dinheiro que é preciso ter em conta.

Melhor truque para deixar de fumar? Receber dinheiro
Notícias ao Minuto

09:40 - 26/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Perder o hábito de fumar está longe de ser mais fácil, independentemente do facto da pessoa ser um fumador recente ou de longa data. São muitas as teorias sobre a melhor forma de perder este mau hábito, mas a verdade é que não há nada mais importante no processo do que a força de vontade e a capacidade de compromisso de cada um.

De qualquer modo, a ciência continua a focar-se em estratégias e, depois da Universidade de Harvard, agora é a vez da Universidade de Genebra (Suíça) lançar a sua proposta.

Segundo a Reuters, um estudo levado a cabo por esta instituição diz que pagar aos fumadores para perderem o hábito é uma forma eficaz de reduzir o número de pessoas que fumam em todo o mundo.

Para o estudo, os investigadores suíços juntaram 800 fumadores com baixos rendimentos e ofereceram panfletos impressos e online com as regras para o ‘jogo’. Metade dos participantes teve um bónus e foi desafiado a receber cerca de 1,460 euros (1,650 dólares) por cada seis séries de testes em que ficasse comprovado que tinham deixado mesmo de fumar. O pagamento foi feito de forma faseada e gradual, aumentando conforme os testes se iam realizando e os participantes tinham, em média, 32 anos, dos quais 15 ficaram presos ao hábito de fumar.

E o dinheiro pode mesmo fazer diferença. Além da antiga estratégia de fazer as contas às despesas relacionadas com o tabaco, a ciência prova agora que pagar para deixar de fumar pode ser eficaz. Do total de participantes, apenas 6% dos que não receberam dinheiro perderam o mau hábito, enquanto a taxa de sucesso entre os que foram pagos para tal foi de 36%.

Embora o resultado pareça animador, a Reuters lança uma ressalva. De todos os participantes, 81 desistiram e pertenciam ao grupo de controlo, o que pode ter tido impacto no baixo número de participantes que não receberam dinheiro e deixaram de fumar.

O estudo foi publicado no Journal of the American College Cardiology.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório