Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Quanto mais longe estiver do trabalho, pior é a sua saúde

Já pensou bem na forma como faz as viagens casa-trabalho e trabalho-casa?

Quanto mais longe estiver do trabalho, pior é a sua saúde
Notícias ao Minuto

07:13 - 26/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

A rotina diária depende muito do tempo que uma pessoa passa nas viagens de ida e volta entre a habitação e o local de trabalho. Quanto maior for a distância, maior a probabilidade de ir de carro ou de transportes públicos, ou seja, quanto maior for a distância, maior é o risco para a saúde.

E a razão é simples: Ter um trabalho que fica longe de casa faz com que a pessoa tenha uma rotina mais sedentária, mesmo que precise de correr de quando em vez para apanhar o autocarro a tempo.

Como conta a revista Health no seu site, a The Royal Society for Public Health decidiu analisar os hábitos diários de 24 milhões de pessoas de Inglaterra e do País de Gales e concluiu que, em 2013, a grande maioria das pessoas fazia viagens passivas, ou seja, deslocavam-se para o trabalho e para casa sentadas, fosse no carro, no autocarro ou no comboio.

Além disso, o estudo concluiu ainda que os percursos mais longos não faziam apenas com que as pessoas tivessem viagens sedentárias, eram também responsáveis por uma maior perda de tempo livre, uma vez que o tempo despendido no transporte é maior (e pode agravar-se quando é necessário trocar de meio de deslocação).

Uma vez que estas viagens ‘passivas’ se repetem todos os dias e, por vezes, ao longo de anos, os riscos para a saúde são elevados, especialmente quando se compara as pessoas que se deslocam de carro com aquelas que têm a possibilidade de ir a pé ou de bicicleta para o trabalho e depois para casa.

Caminhar está cientificamente associado a vários benefícios para a saúde, como é o caso da redução do stress – algo que pode aumentar a olhos vistos entre as pessoas que ficam constantemente presas no trânsito ou que têm que fazer mudanças frequentes de transportes ao longo do dia.

O ganho de peso é uma outra consequência associada às viagens longas para o trabalho e para casa, como diz a revista, que explica que tal deve-se ao facto dessas pessoas fazerem refeições mais rápidas (e menos saudáveis) para não perder muito tempo. E ao excesso de peso estão associadas outras condições, como a diabetes e as doenças cardiovasculares (que podem agravar-se à boleia do stress).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório