Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Também tem mais dores dois dias após treinar? Estes são os motivos

Diz-me como te sentes hoje e dir-te-ei como treinaste há dois dias

Também tem mais dores dois dias após treinar? Estes são os motivos
Notícias ao Minuto

11:00 - 25/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Exercício

As queixas de dores e tensão muscular mais ou menos dois dias depois de treinar são comuns e não são apenas um sinal de que o treino foi eficaz. Existe uma resposta científica para o corpo ficar dorido apenas 24 a 48 horas depois da atividade física.

E é isso que o secretário geral do Colégio Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid, José Sánchez-Ferrer, explica ao site Buena Vida do El País. De acordo com o especialista, estas dores tardias devem-se a uma síndrome dolorosa, na qual se verifica “uma perda da força muscular (até 10-12%)” e que acontece após exercícios de muita intensidade e afeta “músculos muito específicos”, como os gémeos ou os quadríceps (coxas).

O facto de esta dor ocorrer apenas dois dias depois de treinar deve-se a “um processo de metabolização das proteínas que são destruídas durante o treino”. E tal processo tem uma duração média de 48 horas, por isso é que as dores tardam a vir.

Mas esta dor pode ainda ser o resultado do facto de alguns músculos estarem a ser trabalhados pela primeira vez, como acontece quando se inicia uma rotina de treino que inclui aulas de pilates ou a prática de yoga, duas modalidades que, embora suaves a nível de intensidade, conseguem chegar a um grande leque de músculos.

A temperatura que o corpo atinge durante o treino é também uma possível justificação, como explica Andrés Sánchez Dávila, diretor do Centro de Fisioterapia Goya, também em Madrid. Para o fisioterapeuta, citado pelo Buena Vida, “as fibras que são quebradas alcançam, durante a atividade, temperaturas altas (que variam entre os 35º e os 55º graus)”, contudo, essa temperatura cai assim que o corpo entra em repouso e é essa mudança brusca que dá “dores agudas e desconfortáveis”.

Contudo, diz ainda José Sánchez-Ferrer, esta dor “não é uma lesão”, como explica, mas sim “um distúrbio muscular comum em que podemos notar dor e rigidez muscular após um exercício intenso ou pouco habitual”, sendo, por isso, comum quando ocorre uma mudança do plano de treinos.

De acordo com a publicação, a melhor forma de prevenir ou atenuar a intensidade destas dores pós-treino é com a execução de alongamentos, água fria depois do exercício e ingestão de proteína e vitamina C (rica em antioxidantes).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório