Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Impor regras pode ser o segredo para que jovens rejeitem álcool

Um aviso dado na hora certa pelos pais pode ser a solução, diz um estudo.

Impor regras pode ser o segredo para que jovens rejeitem álcool
Notícias ao Minuto

09:00 - 25/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O número de menores de idades que consome bebidas alcoólicas tende a aumentar, mas a solução para o problema pode ser mais simples do que o esperado.

Pelo menos, essa é a ideia defendida por um estudo levado a cabo pela Wake Forest School of Medicine in North Carolina, nos Estados Unidos, e que revela que um aviso na hora certa pode fazer recuar o número de jovens que consomem bebidas alcoólicas.

Como conta o site LiveScience, os pais podem impedir que os seus filhos bebam álcool com a simples estratégia de impor regras de proibição, uma vez que as regras familiares podem ser, para os jovens, uma forma de olhar com mais atenção para as regras comunitárias.

O estudo teve por base a participação de 1,100 jovens com idades entre os 15 e os 20 anos e residentes em sete estados norte-americanos diferentes. De salientar que nos Estados Unidos, país onde foi realizada a investigação, a idade mínima para a compra e consumo de álcool é 21 anos.

Embora o número de jovens envolvidos no estudo seja reduzido e, por isso, os investigadores defendam análises mais alargadas, foi possível perceber que os jovens cujos pais tinham regras mais firmes e claras eram 35% menos propensos a frequentar locais onde constassem bebidas alcoólicas, como as festas. Mas, do total de participantes, 60% dos que frequentaram ambientes de festa mas sob ordens e imposições parentais eram 38% menos propensos a beber álcool.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório