Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cientistas descobriram porque é que precisamos de dormir

Pela primeira vez um estudo mostra o que acontece ao cérebro depois de uma boa noite de sino e após a privação de sono.

Cientistas descobriram porque é que precisamos de dormir
Notícias ao Minuto

23:51 - 24/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Toda a gente precisa de dormir. E, na verdade, passamos cerca de um terço das nossas vidas inconscientes ou paralisados.

Há muito que os cientistas tentam explicar o que é que acontece durante o sono. Um estudo realizado pela Universidade de Friburgo, na Alemanha, e publicado ontem na revista científica Nature Communications, parece ter encontrado o motivo de termos de dormir todos os dias.

De acordo com o estudo o sono faz uma espécie de ‘reset’ do nosso cérebro, redefinindo conexões de memória e deixando-nos frescos para fazer novas ligações e memórias.

Ao fim do dia, as ligações nos nossos cérebros estão tensas e saturadas com todas as conversas, imagens e factos que absorvemos nas 18 ou mais horas em que estivemos acordados.

O sono enfraquece essas ligações, essencialmente limpando o cérebro para deixar uma tela em branco.

O psiquiatra e investigador que liderou este estudo, Christoph Nissen, explica, segundo cita o Daily Mail, que “a força geral das ligações entre os neurónios aumenta com o tempo acordado, e eventualmente chega a um nível de saturação depois de passar muito tempo acordado ou em privação de sono”.

“Sem esta limpeza sináptica, o cérebro perde a capacidade de formar novas conexões, prejudicando a codificação de novas memórias”.

Os resultados têm sido aclamados como a primeira explicação concreta do sono até à data, abrindo caminho para possíveis tratamentos para as insónias, apnéia do sono e distúrbios de saúde mental que resultam da falta de sono.

Para chegar a estas conclusões os investigadores monitorizaram 20 estudantes entre os 19 e os 25 anos, uns depois de uma boa noite de sono e outros depois de terem passado 24 horas acordados – a jogar ou cozinhar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório