Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens bons alunos tendem a sair de casa

Estudo conclui que os adolescentes que têm um melhor desempenho nos estudos têm maior probabilidade de sair de casa.

Jovens bons alunos tendem a sair de casa
Notícias ao Minuto

17:01 - 24/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um estudo apresentado esta semana no encontro anual da Associação Americana de Sociologia concluiu que os adolescentes bons alunos são os que mais tendem a sair de casa, a trabalhar em grandes mercados e até a migrar.

Para chegar a esta conclusão um grupo de investigadores da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, acompanhou 14.825 pessoas desde o ensino secundário até completarem cerca de 50 anos.

Durante este período os participantes responderam quatro vezes, em épocas diferentes, a questionários que procuravam analisar se as capacidades cognitivas, o desempenho escolar e a preparação para a universidade influenciavam o local para onde estes iriam morar e trabalhar entre o ensino secundário e a meia idade.

Os resultados mostraram que cerca de 36% dos participantes mudaram de morada durante os estudos. Os alunos com melhores notas a matemática tinham melhor desempenho na escola e tinham maior probabilidade de se mudar para locais cujos mercados de trabalho apresentavam maior concentração de pessoas com o ensino superior completo. Os participantes que se licenciaram também tendiam a mudar-se para estes mercados.

Já aqueles que, durante o ensino secundário, acreditavam que poderiam controlar o seu próprio futuro também tinham maior probabilidade de se mudar, mas não necessariamente para locais com maior concentração de pessoas com um educação superior.

Como reporta a revista Veja, de acordo com os autores, estes resultados corroboram a ideia de que “atualmente, as oportunidades e migração estão relacionadas com a educação e as capacidades cognitivas”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório