Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Trabalhos pesados aos 20 podem causar problemas nas costas na velhice

Estudo do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional com universidades finlandesas e norte-americanas vem alertar para o risco de profissões que impliquem um uso excessivo de força.

Trabalhos pesados aos 20 podem causar problemas nas costas na velhice
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um emprego que implique o levantamento de pesos ou movimentos forçados pode ser uma sentença para a saúde das costas na velhice.

A conclusão é de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional (e que contaram com o apoio de universidades da Finlândia e dos Estados Unidos), que revela que os jovens adultos que têm empregos que exijam um um uso constante da força podem correr um maior risco de ter problemas nas costas quando forem mais velhos, lê-se no site da Reuters, que falou por telefone com um dos mentores do estudo, o terapeuta físico Michael Timko.

Para a investigação, publicada no site da revista Occupational & Environmental Medicine, os cientistas dos dois países analisaram 738 cidadãos da Finlândia em 1986, quando tinham idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos. Vinte anos depois, os mesmos participantes foram novamente avaliados e foi aqui que o alarme suou.

Embora não tenha sido traçada uma ligação direta entre o trabalho pesado nos primeiros de profissão e a dor lombar localizada, os investigadores conseguiram perceber 80% dos participantes apresentaram queixas. E mais: A probabilidade de existir uma dor nas costas na meia-idade mais do que duplicou nos homens que tinham empregos com uma carga física elevada.

No caso das mulheres, continua a Reuters, quando comparadas com aquelas que tinham profissões com pouco ou nenhum esforço, o risco de ter dores de costas a partir dos 40 anos era duas vezes maior naquelas que tinham empregos que pediam um esforço físico médio e quatro vezes maior naquelas cujas profissões implicavam uma atividade física mais intensa.

Porém, é importante salientar que o estudo destaca que em causa não está o trabalho em si, mas a postura e o comportamento de risco dos jovens adultos, que se acham capazes de tudo e que raramente têm cuidados com a postura ou desvalorizam possíveis dores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório