Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Sinais de depressão que os homens não podem ignorar

A depressão não escolhe idade, nem género. Veja como os homens podem ser vulneráveis a esta condição mental.

Sinais de depressão que os homens não podem ignorar
Notícias ao Minuto

10:20 - 24/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Mente

Uma pessoa deprimida é uma pessoa infeliz, mentalmente fraca e fisicamente debilitada. Mesmo existindo uma forte carga genética associada a esta condição, o meio ambiente e a forma como cada pessoa gere e lida com as próprias emoções são fatores que pesam e muito na balança e que podem ser causa da depressão.

Esta condição mental é a mais comum em todo o mundo (mesmo sendo uma das mais incompreendidas) e não escolhe um momento de chegada, uma idade concreta e não se acanha no que diz respeito a géneros. Embora seja fortemente associada a mulheres, a depressão é também um problema real para o sexo masculino. Como explica à revista Health o médico Ian A. Cook, “enquanto os sintomas usados para o diagnóstico da depressão são iguais independentemente do género, a queixa é bem diferente entre o homem e a mulher”.

Porém, não é apenas na ausência de queixa que as atenções devem estar centradas. De acordo com a publicação, existem sinais claros que os homens emitem quando estão num estado depressivo e que jamais devem ser ignorados, seja pelos próprios ou por todas as pessoas que estão por perto.

A fadiga constante, seja física ou emocional, é um dos estados de alerta, uma vez que este sintoma é mais facilmente espelhado pelos homens do que pelas mulheres, como indica o psicólogo clínico Josh Klapow. A falta ou excesso de sono é outra condição a ter em conta, tal como as dores físicas e que afetam maioritariamente a cabeça, as costas e o estômago (podendo dar origem a diarreia ou obstipação).

Comum também no sexo feminino, o stress e a irritação (que podem agravar-se para estados de hostilidade ou fúria) são também sinais de depressão, assim como a indecisão e a dificuldade de concentração, seja qual for o pensamento em mente, embora este seja maioritariamente negativo e possa dar azo a um outro sinal de depressão: os pensamentos suicidas.

Difícil de associar de imediato a uma depressão (embora a ligação seja bem direta), a ansiedade é igualmente um fator que merece atenção por parte das pessoas que lidam com o homem. E essas mesmas pessoas devem ainda observar e avaliar os comportamentos de risco, como o abuso de bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas, uma vez que podem estar a servir de refúgio para uma dificuldade em lidar com os problemas da vida.

Causa ou consequência de uma depressão, a disfunção erétil é outro sinal de que algo não está bem com o homem. Segundo o médico Cook, “os problemas na performance (sexual) podem ter origem na depressão e torná-la ainda pior”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório