Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

O que a saúde do animal de estimação revela sobre a do dono

O estilo de vida do animal é fortemente influenciado pela forma de estar do dono. E isso pode sair caro a ambos.

O que a saúde do animal de estimação revela sobre a do dono
Notícias ao Minuto

08:30 - 24/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pets

A doença de um animal de estimação pode ser um reflexo fiel da saúde do dono, especialmente quando o problema está fortemente associado ao estilo de vida, em particular à má alimentação e a hábitos sedentários.

A combinação destes dois fatores é grave e pode dar origem a casos de obesidade ou diabetes no animal. Tal acontece, por exemplo, quando a dieta do animal tem por base aquilo que o humano come, o que pode ser um sério risco para a saúde como já alertámos aqui.

À revista Health médica veterinária Kathryn Primm, que à revista Health salienta que “na maioria das vezes reconhecer o que está a acontecer pode tanto ajudar o animal como o próprio dono”. Mas não falamos apenas de obesidade ou diabetes.

Um animal stressado pode ser o resultado de um dono com altos níveis de stress e irritação. Tal como revelou um estudo conjunto entre a Universidade de Lincoln e a Universidade de São Paulo, as emoções dos donos passam para os animais e estes acabam por sentir o mesmo, numa espécie de sintonia perigosa.

Uma habitação pouco protegida de possíveis fatores alérgicos (como ácaros, pólens, mofo, pó, etc.) pode levar a uma reação alérgica conjunta. Contudo, uma vez que o animal reage de forma diferente a alergias, é importante o dono estar atento aos seus próprios primeiros sinais de alergia, pois só quando está afetado é que poderá conseguir perceber se o animal está também com algum tipo de reação.

Quanto ao sedentarismo do dono e do animal, tal pode ser detetado não apenas com o excesso de peso de ambos, mas também quando o bicho apresenta dificuldades em respirar ou anda nervoso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório