Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Dez crenças sobre o sono que só o prejudicam

Especialista revela as principais obsessões com o sono e como é que estas o podem estar a manter acordado.

Dez crenças sobre o sono que só o prejudicam
Notícias ao Minuto

23:02 - 23/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Especialista

Temos de dormir, de dormir bem e o suficiente, não é suposto acordarmos a meio da noite e para ajudar podemos tomar medicamentos para dormir. Todas estas preocupações como o sono podem estar a fazer nada mais nada menos com que durma pior.

Ficar obcecado com seu sono – chamado ‘perfecionismo do sono’ pode desiludir-nos e ainda prejudicar a qualidade do nosso soni, diz a especialista em sono e energia Dra. Nerina Ramlakhan.

Como cita o site Healthista, no seu último livro a Dra. Nerina Ramlakhan revela dez crenças comuns sobre o sono que só nos prejudicam:

1. É possível compensar o sono perdido. Não é possível compensar as horas de sono que perdeu, por isso o melhor é mesmo manter uma rotina de sono regular, para não desestabilizar o corpo, aconselha a especialista.

2. Não é suposto acordar a meio da noite. Não, não é sinal de que dormir mal, é natural, destaca a especialista. Estudos mostram que em média os humanos acordam cerca de dez vezes durante a noite.

3. É preciso ver as horas durante a noite. Verificar as horas a meio da noite pode atrapalhar o seu sono, pois ao perceber quanto tempo lhe falta para o despertador tocar, pode começar a pensar demais no dia que terá pela frente.

4. Se dormir mal amanhã não vou conseguir estar bem. O melhor a fazer antes de um grande evento ou de um dia importante é nem pensar no sono ou na necessidade de dormir bem para estar no seu melhor, caso contrário vai passar a noite ansioso e nervoso – com o evento e por causa da preocupação com o sono.

5. É preciso dormir entre sete e oito horas para conseguir ‘funcionar’. Apesar de esse ser o tempo de sono recomendado, não deve ficar obcecado com isso. Se o seu corpo se sentir com energia e fresco para começar o dia antes de ter dormido essas horas ou um pouco depois, oiça o seu corpo.

6. É útil medir o sono. Contar as horas que dorme e passar o tempo a analisar o seu sono só o vai deixar ansioso na hora de ir dormir.

7. Dormir é o que acontece quando os meus olhos se fecham. É possível ficar num estado inicial de sono com os olhos abertos. Especialmente depois de ter passado muito tempo concentrado numa coisa ou quando o cérebro e/ou o corpo estão cansados.

8. Não posso ou não consigo dormir a sesta. Muitas pessoas evitam dormir a sesta por receio de não conseguir dormir à noite ou porque acham que não conseguem dormir durante o dia, mas para adormecer só precisa de relaxar e deixar os pensamentos desaparecer.

9. As insónias são de família / O meu problema de sono não tem solução. Tecnicamente as insónias não são genéticas, mas pode ter ‘apanhado’ alguns mas hábitos da sua família. E se mudar os seus hábitos e rotina de sono pode acabar com as noites sem dormir.

10. Preciso de tomar medicamentos para dormir. Se está a ter problemas a dormir é importante que perceba que os medicamentos não são a única forma de os ultrapassar. O corpo é capaz de produzir os mesmos efeitos que o medicamento produz para o fazer dormir melhor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório