Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

É a partir dos 45 que as pessoas são mais altruístas

Estudo indica que é depois dos 45 anos que as pessoas se sentem mais felizes e, por isso, menos egoístas.

É a partir dos 45 que as pessoas são mais altruístas
Notícias ao Minuto

07:11 - 22/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Quanto mais velhos, melhor. A personalidade é como o vinho do Porto, melhora com a idade, e são vários os estudos que têm comprovado isso.

A vontade de ajudar os outros, através do voluntariado, é mais comum depois dos 40 – o que traz ainda benefícios na saúde mental – e é também depois dessa idade que as pessoas se tornam menos egoístas. Diz um recente estudo da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, que as pessoas são mais altruístas depois dos 45 anos, preocupando-se menos com o próprio umbigo, mas espelhando maiores e melhores níveis de felicidade.

Para a investigação, conta a revista Health, participaram 80 pessoas com idades entre os 8 e os 67 anos e foram usados questionários, imagens de scanner dos cérebros e cenários da vida real para determinar e avaliar o comportamento das pessoas adultas. Cada participante teve 100 dólares em sua posse, podendo dar o dinheiro a uma instituição de caridade ou guardar para uso próprio.

Assim que os dados foram cruzados – tanto da ressonância como do comportamento concreto -, os investigadores foram capazes de notar que as pessoas doam mais dinheiro a quem precisa e têm maiores resultados em testes sobre altruísmo a partir dos 45 anos, algo que ficou espelhado na ativação da área do cérebro relacionada com a recompensa quando a boa ação foi realizada.

O estudo, que replicou um anteriormente feito pela mesma universidade, foi publicado no Journal of Experimental Psychology: General.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório