Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Já pensa no regresso às aulas? Veja como preparar os seus filhos

O regresso às aulas é um dos momentos mais aguardados pela pequenada, mas também um dos mais stressantes para os pais.

Já pensa no regresso às aulas? Veja como preparar os seus filhos
Notícias ao Minuto

13:46 - 21/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

E assim que os primeiros anúncios publicitários sobre o regresso às aulas se fazem ouvir na rádio e na televisão soa o alarme: ‘As crianças vão entrar em êxtase!’. Regressar à escola depois das longas férias de verão é um dos momentos mais aguardados pela pequenada, que ficam entusiasmados com tudo e mais alguma coisa… até com livros novos.

A compra do material escolar é também um dos momentos mais esperados pelas crianças, embora seja aquele que, com os livros, mais pesa no bolso do orçamento familiar. Contudo, e euforias à parte, o regresso às aulas não é apenas um retorno à escola, é a altura do ano em que a criança volta a ter uma rotina e obrigações e, por isso, há que as preparar para esta nova fase.

Segundo a Universidade de Harvard, os pais devem preparar os filhos para o regresso às aulas, de forma a que a nova rotina não interfira com as emoções, os estados de espírito e a energia dos mais novos. E são quatro os conselhos que os pais devem seguir.

1 – Encontrar uma rotina de sono que se enquadre com os horários da escola.

Assim que os horários são conhecidos, os pais devem começar a habituar as crianças a ir para a cama mais cedo do que o costume, de forma a criarem uma rotina de sono e bons hábitos noturnos.

2 – Planear almoços e snacks saudáveis.

Esta é outra tarefa que deve ser feita nas semanas que antecedem a ida para a escola e , de preferência, com os mais novos a colaborar.

3 – Discutir com os filhos como e quando vão ser feitos os trabalhos de casa.

Combinar com as crianças um horário fixo para a realização dos trabalhos de casa não só facilita a tarefa de organização (especialmente para os pais), como faz com que tenham consciência de que se completarem os deveres ficam com tempo livre para brincar.

4 – Planear atividades.

Tal como os trabalhos de casa devem ser incluídos numa rotina, também as atividades de lazer não devem ser esquecidas. Aqui, pode-se incluir os momentos em que as crianças brincam em casa, mas também as atividades extra curriculares que querem seguir. Neste caso, tudo deve ficar definido quando ainda estão de férias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório