Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ótimas razões para se render à toranja

Sabia que a toranja é considerada um superalimento pelo alto valor nutricional que tem?

Ótimas razões para se render à toranja
Notícias ao Minuto

09:15 - 21/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Fruta

Não se deixe enganar pelo sabor, nem tão pouco pela cor. A toranja pode não ser a fruta mais doce de todas, mas pode ter a certeza que é das mais benéficas para a sua saúde.

Um sumo de toranja por dia e o seu coração bem que agradecia, mas não só. Esta fruta é considerada um superalimento pelo alto valor nutricional e não faltam motivos para a incluir na alimentação durante o verão, uma vez que a sua maturação está mais completa entre os meses de abril a setembro.

Além de hidratar e ser saciante, a toranja é um dos frutos com menor carga glicémica, especialmente quando comparada com a maçã ou com a banana. Mas são os nutrientes que aqui importam e um deles é a vitamina C, não fosse uma fruta cítrica.

Meia toranja fornece mais 20% de vitamina C do que uma laranja, sendo uma ótima opção para reforçar o sistema imunitário e prevenir o aparecimento de doenças.

Como conta o site Mind Body Green, esta fruta é ainda rica em fibra solúvel, capaz de reduzir o colesterol mau e controlar os níveis de glicose no sangue, duas condições para que a pessoa fique ‘longe’ do aparecimento de doenças como a diabetes. A quantidade de fibra presente na toranja faz ainda desta fruta uma boa aliada no processo digestivo e no equilíbrio do trânsito intestinal.

Como dissemos, o coração é um dos órgãos que mais beneficia com a toranja e muito graças à quantidade de potássio que possui e que permite acelerar a recuperação muscular, reduzindo o risco de AVC.

A cor que lhe é caraterística deve-se à presença de licopeno, um fotoquímico encontrado nos alimentos em tons de vermelho e que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como se lê na publicação, que destaca o seu poder anti-cancro.

Também um ótimo motivo para consumir toranja nos dias de calor é a quantidade de água que esta pequena fruta tem. Cada unidade possui cerca de 91% de água, o que faz da toranja uma excelente opção para snack.

Valores nutricionais por 100 gramas: 32 calorias, 1,1 gramas de fibra, 6 gramas de açúcar, 139 miligramas de potássio, 12 miligramas de cálcio, 43 miligramas de vitamina C, 9 miligramas de magnésio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório