Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

E se lhe dissermos que as viroses têm 'hora de chegada'?

Há um momento do dia em que as viroses podem ser mais recorrentes e intensas.

E se lhe dissermos que as viroses têm 'hora de chegada'?
Notícias ao Minuto

21:08 - 18/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

A possibilidade de uma pessoa ficar doente depende de um grande número de fatores que vão desde a alimentação, a qualidade do sono, o nível de stress, a temperatura ambiente ou a falta de exercício físico. Mas, e se lhe dissermos que as viroses têm uma hora de chegada e que há um momento do dia quem que são mais recorrentes?

Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Cambridge que provou que é de manhã que os vírus podem ter um impacto mais nocivo para a saúde.

Segundo os investigadores, citados pela BBC, em causa está o facto das células que combatem e sofrem com os vírus mudarem consoante o relógio biológico da pessoa, ficando mais fracas de manhã.

Publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo teve por base testes feitos em ratos de laboratório, que foram submetidos à infiltração do vírus da gripe e do vírus do herpes. Aqueles que foram infetados de manhã apresentaram níveis virais dez vezes maiores do que aqueles que tiveram em contacto com o vírus à tarde.

Diz ainda o estudo que é de manhã que o relógio biológico dá mais espaço de manobra aos vírus, o que, para os investigadores, pode ser uma explicação para o facto das pessoas que trabalham por turnos serem mais propensas a ficar doentes do que aquelas que têm uma rotina constante.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório