Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ressaca do sono? Eis por que fica cansado quando dorme demais

Alguma vez passou o fim de semana, o feriado ou uns dias de férias a dormir e chegou ao dia seguinte ainda mais cansado do que estava antes do descanso?

Ressaca do sono? Eis por que fica cansado quando dorme demais
Notícias ao Minuto

07:50 - 18/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Dormir

Com vidas agitadas e muito stress à mistura muitas pessoas não conseguem dormir as oito horas diárias recomendadas e isso faz com que ao longo da semana o cansaço se vá acumulando.

E geralmente a solução que as pessoas encontram é compensar o sono perdido dormindo horas a fio no primeiro dia que tenham livre. Infelizmente, na maioria das vezes não funciona, acabando até por nos deixar mais cansado.

O corpo acumula a falta de sono mas não consegue recuperá-la num só dia. Isso implicaria que o nosso corpo ignorasse os ritmos circadianos do sono – que também avisam quando é hora de despertar.

Embora passemos o dia a dormir, esses ciclos estarão ativos, portanto o nosso corpo não está realmente a compensar o descanso perdido e por isso pode originar uma ‘ressaca do sono’ - com dores de cabeça, má disposição, dores musculares e olhos vermelhos.

Como contou à publicação espanhola El Confidencial Brant Hasler, psicólogo da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, recomenda-se que acorde todos os dias à mesma hora, mesmo quando não tem de trabalhar, para não ficar com estes sintomas e conseguir descansar bem.

A chave para um bom descanso, sublinha, é que o nosso corpo reconheça uma rotina e associe determinadas horas com o sono. No máximo, os especialistas dizem que pode alargar o seu período de horas de descanso até às nove horas quando possível, mas nunca além disso, pois dormir demais pode até estar ligado a doenças como diabetes, obesidade, depressão ou infeções.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório