Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sabia que estes alimentos deixam o seu metabolismo mais lento?

Um metabolismo lento pode ser desencadeador da acumulação de gordura e do aparecimento de algumas doenças.

Sabia que estes alimentos deixam o seu metabolismo mais lento?
Notícias ao Minuto

20:06 - 17/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O funcionamento do metabolismo é uma consequência direta daquilo que a pessoa come e bebe diariamente. Embora esteja também à mercê da atuação de determinados fármacos, da saúde em geral da pessoa e do efeito do meio ambiente (sim, do stress e das emoções), o metabolismo pode ficar refém das escolhas alimentares que são feitas todos os dias e que ditam o estilo de vida de uma pessoa.

Enquanto alguns alimentos (e hábitos) exercem um efeito benéfico, mantendo o metabolismo acelerado - como fazem as especiarias, o picante e o chá verde -, outros conseguem tornar o metabolismo lento, podendo estar na origem do aparecimento de determinadas doenças e ainda à acumulação de gordura e líquidos, aumentando o risco de obesidade, lê-se ma revista Prevention.

Os alimentos confecionados com farinha refinada - a que tradicionalmente é usada na confeção de pães e bolos – são um dos exemplos dos alimentos que devem ser evitados por serem processados e carecerem de nutrientes como a fibra e antioxidantes.

A presença de antibióticos na carne que tem origem em produção de cativeiro e industrial pode ser altamente penosa para a saúde das pessoas, como alerta a nutricionista Lisa Moskovitz, que coloca esta proteína animal no leque de alimentos proibidos para o metabolismo.

Embora a maçã seja um dos alimentos com calorias negativas (ou seja, que necessita de um gasto calórico maior para concluir a digestão do que aquele que foi absorvido com a ingestão do alimento), optar pelas maçãs não-biológicas pode ser um risco para a saúde, uma vez que estas versões convencionais possuem altos níveis de pesticidas e aditivos capazes de interferir negativamente com o metabolismo. Mas quem diz maçãs, diz as frutas e os vegetais que são consumidos com mais frequência e que devem ser biológicos, como diz a nutricionista.

Também os ácidos gordos ómega-6 são de evitar. Este tipo de gordura encontra-se em alimentos como manteiga, carne processada, bolachas e produtos industrializados, assumindo-se (em conjunto com outros ingredientes) como uma gordura má para a saúde.

Por fim, mas não menos alarmante para o funcionamento do metabolismo, estão os refrigerantes, que se assumem como inimigos pela quantidade exagerada de açúcar que possuem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório