Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

O seu cão prefere um mimo a um biscoito

Dar um biscoito em recompensa pelo bom desempenho durante um treino é um hábito recorrente dos donos ou treinadores de cães, mas a ciência diz que uma festa pode ser mais eficaz do que a comida.

O seu cão prefere um mimo a um biscoito
Notícias ao Minuto

14:30 - 17/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pets

Uma equipa de investigadores da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, quis olhar para a forma como os cães reagem a recompensas e concluiu que um mimo pode ser mais eficaz do que um biscoito.

Conta a revista Science no seu site que o estudo provou que os animais respondem de forma mais positiva a estímulos físicos (como festas) do que aos biscoitos tradicionalmente dados pelos donos ou treinadores após a execução bem-sucedida de um exercício por parte do animal.

Para o estudo, os investigadores norte-americanos analisaram, através de scanners, o cérebro de 15 cães de várias raças enquanto estavam presentes a objetos com ‘prémios’, que podiam ser um elogio do dono ou um pouco de comida. Quando a recompensa era um elogio do dono, 13 dos 15 cães mostram uma atividade cerebral maior na região que controla a tomada de decisões e o sentido de recompensa.

Um outro exercício realizado com os mesmo cães – e que os colocou num cenário em forma de Y, com o dono numa ponta e uma taça com comida na outra – mostrou que 13 escolheu ir receber uma festa do dono ao invés de comer, porém, os dois cães optaram por comer.

Para os investigadores, estes dois exercícios mostram que, perante o treino de comportamento, os cães dão mais valor ao carinho do dono/treinador do que à recompensa em forma de biscoito, o que pode ser um maior incentivo para o animal seguir ordens e comportar-se corretamente. Além disso, esta investigação vem comprovar, mais uma vez, que os cães dão mais valor às relações sociais do que as pessoas pensam.

O estudo vai ser publicado de forma completa na próxima edição da Journal Social Cognitive and Affective Neurosciense.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório