Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Especialista revela porque é que o casamento pode ser tão difícil

Hoje em dia os casamentos têm desafios muito diferentes do passado.

Especialista revela porque é que o casamento pode ser tão difícil
Notícias ao Minuto

18:29 - 12/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Relacionamentos

Se, ao contrário do que acontecia no passado, as pessoas casam quando querem casar e com alguém que amam e que as ama, porque é que o casamento pode ser tão difícil?

Recentemente a terapeuta conjugal Esther Perel partilhou com a publicação britânica The Independent porque é que o casamento parece tão difícil.

Casar porque se está profundamente atraído por alguém, porque se ama e se deseja uma pessoa, como explica a especialista, são ideias bastante recentes (chegaram ao ocidente há cerca de 150 anos) e, por isso, nunca foram as fundações para o casamento.

Destaca que no modelo tradicional do casamento “queremos companhia, uma vida familiar, estatuto social, respeitabilidade e apoio económico.” Mas o nosso desejo por essas coisas não desapareceram quando o modelo moderno e romântico do casamento se assentou. Apenas acrescentamos mais requisitos à mistura.

Agora queremos que a outra pessoa seja o nosso melhor amigo e confidente, um amante apaixonado - e vivemos o dobro do tempo. Esse é o modelo, destaca Esther Perel.

Tantos requisitos podem, portanto, dificultar muito a vida em casal. Especialmente na vida sexual, onde se impõem o dever matrimonial do sexo, o prazer e a compatibilidade.

Esperar que o parceiro, e o próprio casamento, corresponda a todas as expectativas só deixará mais espaço para a desilusão.

A solução, segundo Esther Perel, não é voltar ao modelo antigo mas estar consciente das exigências atuais do casamento e de que essas exigências tocam a ambos os membros do casal, procuram felicidade também fora do casamento, de forma a evitar pôr demasiada pressão na relação, e comunicar com o parceiro de forma a perceber qual é o melhor caminho.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório