Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ginásios podem pôr a audição dos utilizadores em causa

Um estudo norte-americano sugere que os participantes e instrutores que realizam aulas de fitness – de spinning, em particular - correm um sério risco de danificar a sua audição.

Ginásios podem pôr a audição dos utilizadores em causa
Notícias ao Minuto

14:09 - 13/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Conduzido por uma estação de rádio de Nova Iorque, que realizou investigações e medições secretas em quatro ginásios, o estudo concluiu que a música era constante e sempre a um nível de 100 decibéis ou mais. Sendo que durante as aulas, a música podia ascender aos 115 decibéis , excedendo os limites de segurança indicados pela OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho).

Estes resultados confirmam pesquisas realizadas anteriormente pela Universidade George Mason, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, onde foi confirmado que os níveis de ruído durante as aulas de spinning, em muitos centros de fitness nos EUA, muitas vezes chegaram a 100 a 110 decibéis – ou seja, 30 a 40 decibéis acima dos níveis máximos recomendados.

Como conta a MiniSom em comunicado enviado às redações, já em 2003 se falava do tema em Portugal, num estudo realizado a 30 ginásios portugueses do grande Porto, em que 63% apresentaram níveis que ultrapassaram os 90 decibéis e 6% os 100 decibéis - valores que violam os níveis de conforto auditivo e são considerados excessivos pelos especialistas.

Quando se está no ginásio, a música é um grande motivador, e em Portugal, não existe um limite legal para os níveis de ruído nos ginásios, mas a legislação laboral prevê que os trabalhadores não podem estar sujeitos a mais de 85 decibéis médios de exposição diária. Isto porque, se a nossa audição for exposta constantemente a sons mais elevados, pode levar à perda permanente da audição por causa do dano causado nas células ciliadas do ouvido interno.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório