Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

A pior (e mais comum) estratégia nas discussões de casal

E muito provavelmente também já a usou em discussões com amigos e familiares.

A pior (e mais comum) estratégia nas discussões de casal
Notícias ao Minuto

21:38 - 10/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um estudo neozelandês chamado ‘A insegurança no apego e a indução de culpa para provocar mudanças desejadas nos parceiros romântico’ sugere que usamos a culpa e as lágrimas para fazer com que o nosso parceiro ‘pague’ para demonstrar que nos ama.

Como reporta o El Confidencial, este estudo mostrou como os companheiros românticos induzem culpa um no outro, quem leva a cabo este tipo de estratégias com mais frequência e os efeitos que isto tem na relação.

Identificou que é a insegurança provocada pelo apego que faz com que certas pessoas tendam mais a culpabilizar o parceiro para conseguir pequenas mudanças nele. Ou seja, as pessoas mais inseguras (por falta de auto-estima ou porque alguém importante nas suas vidas as abandonou) tendem a ‘descarregar’ no seu parceiro, especialmente nas pequenas coisas.

Quanto às estratégias, destaca alguns exemplos: fazer gestos exagerados para fazer ver a sua dor; invocar obrigações que exigem o compromisso, o amor e a preocupação do outro; destacar que sofre muito mais do que a outra pessoa e que precisa que ela mude; dizer ao parceiro que está magoado por ele não se esforçar para mudar; lembrar o parceiro da quantidade de vezes que se sacrificou pelo relacionamento e como sofreu de injustiças no passado.

Mas, como destacam os investigadores, este ‘comboio culpa’ não leva a lado nenhum e só deteriora as relações.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório