Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Três explicações para ter um 'déjà vu'

Há razões que podem explicar porque é que tem a sensação de já ter vivido um momento que está mesmo agora a viver pela primeira vez.

Três explicações para ter um 'déjà vu'
Notícias ao Minuto

18:32 - 10/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Sabe quando se está num sítio novo ou a ter uma conversa e de repente e tem aquela sensação de que já esteve ali ou que aquela conversa já aconteceu precisamente como está a acontecer? Chama-se ‘déjà vu’ e pode ser uma sensação bastante estranha.

‘Déjà vu’ é uma palavra francesa usada para classificar ‘algo que já visto’ e, de acordo com um estudo realizado em 2003, duas em cada três pessoas já sentiram isto pelo menos uma vez na vida. Mas apesar de ser bastante comum ainda é pouco estudado. O site Health destaca três possíveis explicações que os investigadores apontam:

Já esteve num local semelhante. Os especialistas sugerem que este fenómeno pode dar-se quando entra num local semelhante a outro onde já esteve no passado. Como quando entra num hotel cuja receção tem uma mobília semelhante e uma disposição igual à entrada de outro hotel onde já esteve, por exemplo.

Viaja muito. Segundo os investigadores, as pessoas que viajam muito e que se conseguem lembrar dos sonhos têm mais tendência para ter ‘déjà vu’.

Passa-se algo com o seu cérebro. Alguns tipos de epilepsia, por exemplo, podem provocar a sensação de ‘déjà vu’ logo após uma convulsão. Pode ainda ser um sinal de que o seu cérebro não está a conseguir combinar várias informações.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório