Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Os smoothies estão a arruinar a sua dieta... de sete formas diferentes

Embora continuem a ser vistos como um dos alimentos da moda e daqueles que melhor se encaixam num estilo de vida saudável, multiplicam-se os alertas quanto aos perigos deste tipo de sumo.

Os smoothies estão a arruinar a sua dieta... de sete formas diferentes
Notícias ao Minuto

10:36 - 10/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Uma dieta saudável quer-se equilibrada e o mais colorida possível. Os smoothies assumem-se como a forma mais fácil de dar cor àquilo que se come, mas maior do que o valor nutricional que têm é a quantidade de calorias e açúcar que fornecem.

Depois de termos pesado os prós e contras dos sumos e dos smoothies e de termos revelado o lado negativo desta bebida da moda, está na hora de revelar como um simples smoothie pode arruinar a dieta de qualquer pessoa. E consegue fazê-lo de sete formas diferentes, como alerta a dietista Jessica Cording, que colabora com a revista Fitness.

1 – Muitas calorias. Mesmo que os alimentos incluídos no smoothie sejam de baixo teor calórico, a quantidade que se coloca faz desta bebida uma verdadeira bomba, especialmente quando se combinam manteigas de frutos secos com óleo de coco ou iogurte grego.

2 – Pouco saciante. Qualquer pessoa fica com água na boca ao ver um smoothie colorido e com toppings em cima, mas a verdade é que esta bebida (que pode ser ainda uma papa) não é saciante o suficiente e faz com que as pessoas sintam fome passado pouco mais de uma hora, o que faz com que acabem por petiscar e comer alimentos menos saudáveis.

3 – Rótulos enganadores. Se um smoothie feito em casa pode ser já uma escolha pouco indicada, os que são comprados em lojas e supermercados podem ser um autêntico atentado à dieta, uma vez que possuem rótulos enganadores e possuem aditivos e açúcares adicionados.

4 – Demasiado açúcar. Mesmo que se junte uma ou duas porções de vegetais, a quantidade de fruta, frutos secos e iogurte colocada num smoothie pode fazer aumentar consideravelmente os níveis de açúcar.

5 – Carência de proteína. Mesmo quando se junta iogurte grego, sementes de canhâmo ou algum tipo de proteína em pó (como soro de leite ou proteína de ervilha), estes sumos ficam sempre a pecar por defeito quando comparados com um pequeno-almoço mais ‘tradicional’ e que pode incluir um pão integral, queijo fresco, fruta e um iogurte,

6 – Desmotivação. As vitaminas e minerais presentes num smoothie até podem aumentar a energia física, mas a sensação de fome e a falta do ato de mastigar pode deixar as pessoas cansadas e desmotivadas, deitando por terra o esforço que têm vindo a fazer com a dieta.

7 – Engano. O cérebro precisa do ato de mastigar para que a sensação de saciedade seja plena e os smoothies não o fazem, o que leva a que a pessoa sinta fome com mais facilidade e, por consequência, coma mais vezes do que as devidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório