Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Eis porque é que os dedos ficam enrugados na água

Basta passar algum tempo dentro de água para observarmos os dedos das mãos a ficar como uvas passas.

Eis porque é que os dedos ficam enrugados na água
Notícias ao Minuto

19:04 - 08/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

A sensação é um pouco desagradável e, mesmo depois de sair da água, a pele continua a estar muito sensível. Mas se este é um efeito da água na pele, porque é que o resto do corpo não fica assim?

É algo exclusivo das extremidades. Como Consuelo Prado Martínez, professora de antropologia na Facultade de Biologia da Universidade Autónoma de Madrid, contou ao El País, quando permanecemos na água “as falanges terminais das nossas mãos e dos nossos pés enrugam-se.Comprovou-se que também ocorre em outros primatas, que também respondem assim quando passam tempo com as mãos molhadas”.

Segundo Román Barabash Neila, dermatologista do Hospital Universitário Virgen del Rocío de Sevilla em 2011, o neurobiólogo norte-americano Mark Changizicom provou que os dedos enrugados actuam como ‘regos’ de escoamento da água para que as mãos e os pés, quando se molham, continuem a manter a sua capacidade de agarrar distintas superfícies. ca

Um estudo publicado na revista Biology Letters em 2013 corrobora a mesma conclusão afirmando que este fenómeno melhora a capacidade de agarrar objetos molhados ou que estejam debaixo de água.

Os dedos enrugam-se mais rápido com água quente (demoram cerca de 3,5 minutos a ficar enrugados debaixo de agua a 40º) do que com água fria (precisam de cerca de cinco minutos).

E mais, também se enrugam mais na piscina do que na praia. Isto porque, segundo estudos, a água doce favorece este efeito na pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório