Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O que deve avaliar para descobrir a causa da ansiedade

Encontrar a verdadeira causa da ansiedade é a forma mais eficaz de se manter calmo. Veja como consegui-lo.

O que deve avaliar para descobrir a causa da ansiedade
Notícias ao Minuto

17:36 - 05/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

A ansiedade está presente nos mais variados momentos do dia e pode ser consequência de um vasto leque de fatores. Encontrar a verdadeira causa nem sempre é fácil e este processo pode ser bem mais moroso do que o desejado, o que, por si só, faz aumentar ainda mais a ansiedade e o stress.

Contudo, diz o site Bustle que conversou com a especialista Alena Gerst e com outros entendidos em comportamento, é possível encontrar a verdadeira culpada pela ansiedade olhando – com olhos de ver – para uma série de sinais que o corpo e a mente vão dando em determinadas situações.

De acordo com a especialista, são estes os dez aspetos que devem ser avaliados na hora de procurar pela verdadeira causa da ansiedade.

1 – Perceber o que causa desconforto. “O emprego? O/a parceiro/a? A cidade onde vive? Pode ainda não ter percebido isso, mas o seu descontentamento pode estar a impulsionar a ansiedade”, explica Gerst.

2 – Avaliar a atividade física. Não há nada melhor para travar a ansiedade do que a atividade física e, por isso, não fazer desporto ou praticar modalidades que não são do agrado pode ser uma causa da ansiedade que a pessoa sente.

3 – Avaliar o tipo de alimentação. Existem alimentos que, pelas suas caraterísticas menos positivas, são verdadeiros impulsionadores de ansiedade.

4 – Perceber o que faz antes de dormir. Uma noite mal dormida é já um motivo óbvio para a ansiedade, contudo, torna-se importante perceber o que pode estar a boicotar o sono, se o stress do trabalho, se a alimentação, se as redes sociais, etc.

5 – Entender as companhias mais comuns. Algumas pessoas são tóxicas por natureza e a sua presença e comportamento são capazes de interferir com o bem-estar alheio. E sim, os amigos podem ser uma causa de ansiedade.

6 – Contar as vezes que bebe café. Esta bebida pode ser uma das culpadas pela ansiedade, ou, pelo menos, pela incapacidade de acalmar.

7 – Perceber o que é possível controlar. Muitas pessoas sentem-se stressadas e ansiosas por não conseguirem ter o controlo de tudo o que as rodeia. Nestes casos, o melhor é mesmo perceber o que é possível controlar e aceitar que existem situações e momentos que dependem de terceiros.

8 – Olhar com olhos de ver para o espelho. Ter padrões irrealistas e ideais de beleza pré-concebidos pode levar ao aumento da ansiedade.

9 – Ver a ansiedade como um hábito. Em alguns casos, a ansiedade já ‘não é defeito, é feitio’. E quando tal acontece, a pessoa deve ter consciência de que esse hábito está a tirar-lhe anos de vida.

10 – Reconhecer os gatilhos. Diz a publicação que as pessoas devem ter noção das situações e momentos que podem causar ansiedade, sendo esta a forma mais eficaz de controlar as emoções e os sentimentos em situações semelhantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório