Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Burnout: A exaustão profissional dos dias de hoje

A exaustão física e mental é cada vez mais comum entre as pessoas, especialmente quando em causa está o emprego. Fique a conhecer o burnout.

Burnout: A exaustão profissional dos dias de hoje
Notícias ao Minuto

16:33 - 05/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Burnout é uma das condições de saúde mais comuns da atualidade. Trata-se de um distúrbio psíquico de caráter depressivo ligado ao contexto profissional, levando a uma sensação constante de cansaço, esgotamento e irritação (algo que acontece durante o trabalho ou com o simples pensamento sobre tal).

Depois de ter sofrido na pele esta exaustão depressiva relacionada com a profissão, a médica Anna Katharina Schaffner decidiu analisar tudo o que a ciência já tinha estudado sobre este cansaço da atualidade. Depois de uma revisão literária intensa, conta a BBC, a especialista lançou o livro ‘Exaustion, a history’, em que revela como a exaustão profissional é comum e como é desvalorizada por muitos setores.

Numa publicação feita num jornal alemão, a médica descreve o burnout como uma “versão de luxo” da depressão profissional, uma vez que se difere da depressão comum. Como explica a BBC, na depressão que conhecemos, a pessoa perde confiança em si mesma, entrando numa espiral de tristeza sem fim, já no burnout, a confiança da pessoa nas suas capacidades mantém-se intocável, sendo a causa da depressão o emprego em si e/ou os patrões ou colegas.

Como já tínhamos contado aqui, a síndrome de 'Burnout' é uma reação ao stress crónico no trabalho e caracteriza-se por três grandes dimensões. A primeira é a exaustão ou cansaço emocional do sujeito que se levanta já cansado para o trabalho, está cada vez mais desmotivado, mais triste e que no limite pode conduzir ao suicídio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório