Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Sete erros que pode estar a cometer ao lavar o cabelo

Parece simples: molhar, esfregar champô, passar por água. Mas nestes três passos pode estar a cometer mais erros do que imagina.

Sete erros que pode estar a cometer ao lavar o cabelo
Notícias ao Minuto

11:02 - 05/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Beleza

No que toca ao cabelo, as escolhas que faz para o lavar, mas também a forma como o lava podem ter impactos na limpeza, saúde e beleza do seu cabelo.

A revista Prevention listou oito erros muito comuns e que deve evitar:

Escolher o champô com base no estado do seu cabelo, em vez da sua textura. Deve escolher um champô adequado à textura cabelo (fino, volumoso, caracóis, liso, pintado ou estragado) e não co m base nas categorias: normal, seco, oleoso. Pois, apesar de oleoso, por exemplo, um cabelo volumoso precisa de uma champô diferente do que um cabelo fino e oleoso. Aliás, a sua própria escolha de champô pode estar a alterar o estado do seu cabelo.

Lavar o cabelo muito rápido. Se tem o cabelo lavado em menos de cinco minutos – e tem o cabelo médio a comprido – então não o está a lavar bem.

Massajar o cabelo muito vigorosamente. Massajar o cabelo agressivamente vai deixá-lo cheio de nós e difícil de pentear sem partir. Além disso, usar as unhas também está proibido, pois pode ferir o couro cabeludo.

Achar que não pode lavar o cabelo todos os dias. Os cabelos normais a secos devem ser lavados a cada dois ou três dias, mas os restantes podem ser lavados diariamente sem qualquer problema.

Exagerar no champô seco. Sim, é uma verdadeira maravilha para dar um pouco de volume aos cabelos finos e para ficar apresentável depois de ter transpirado, mas não deve ser usado em excesso pois poderá bloquear os poros, deixando o couro cabeludo gorduroso, sujo, com bactérias e irritado.

Usar sempre o mesmo champô. Deve mudar de champô ao longo do ano, não porque ‘o cabelo se habitua’ ao champô, mas porque as necessidades do seu cabelo vão mudando ao longo do ano. Seja pela mudança da estação, porque pintou o cabelo ou porque ultimamente tem usado muito a pranchar para esticar ou encaracolar o cabelo.

Usar água demasiado quente. Além de poder queimar o couro cabeludo e assim perder os óleos naturais que deixam o cabelo saudável, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando as partes mais sensíveis expostas. Sempre que lavar o cabelo com água muito quente deve aplicar máscara ou condicionador nas pontas e depois passar o cabelo por água fria para fechar a cutícula.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório