Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Eis os sinais que distinguem um empregado excecional

Há quem tenha vários funcionários bons, alguns funcionários superiores. Mas há apenas muito poucos funcionários excecionais. Sabe como distingui-los?

Eis os sinais que distinguem um empregado excecional
Notícias ao Minuto

09:03 - 05/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Trabalho

Um ótimo funcionário é confiável, pró-ativo, trabalhador, um bom líder e um grande seguidor. Traz uma grande variedade de capacidades facilmente definidas - mas difíceis de encontrar.

Mas também há alguns funcionários que são ainda melhores, são excecionais e geralmente as suas capacidades não são corretamente avaliadas em avaliações de performance – mas têm um grande impacto no desempenho do individuo, das pessoas à sua volta e na empresa em geral.

O site Inc listou os oito sinais de que um funcionário é, de facto, excecional – confirme se é um deles ou se algum dos seus colaboradores se encaixa neste perfil:

1. Pensam sozinhos e muito além das descrições do trabalho que lhe são dadas. Conseguem adaptar-se rapidamente, alterar as prioridades e fazer tudo o que é preciso, independentemente da sua posição, para ter o trabalho feito;

2. São peculiares. Os melhores funcionários tendem a ser um pouco diferentes. Por vezes um pouco excêntricos, irreverentes ou simplesmente encantados com o facto de serem diferentes do ‘normal’.

3. Mas sabem quando é altura de conter a sua personalidade. Quando surge um grande desafio ou uma situação fica stressante, os melhores funcionários param de expressar a sua individualidade e encaixam-se perfeitamente na equipa.

4. Elogiam outras pessoas em público. Sabem reconhecer os contributos das outras pessoas.

5. Mas discordam em privado. Os funcionários devem trazer os problemas ao debate mas, por vezes, certos assuntos devem ser debatidos em privado com alguém superior, evitando assim ‘incendiar’ a equipa.

6. Fazem perguntas quando outros não fariam. Não têm medo de fazer as perguntas que toda a gente tem na cabeça.

7. Gostam de provar que os outros estão errados. A auto-motivação muitas vezes surge da vontade de provar às pessoas que duvidam de nós que somos capazes de muito mais do que imaginam, e este tipo de funcionários um tem especial em fazê-lo.

8. Estão sempre a explorar. Não se contentam com o que têm (no bom sentido) e estão sempre a pensar em melhorar, seja na forma como pensam ou se organizam, seja na foram como fazem as suas tarefas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório