Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Save Your Skin. O compromisso da La Roche-Posay contra o cancro da pele

O Lifestyle ao Minuto falou com Patricia Calinas, product manager da La Roche-Posay, sobre a campanha Save Your Skin, a consciência dos portugueses e sobre o papel da indústria da cosmética na prevenção do cancro da pele.

Save Your Skin. O compromisso da La Roche-Posay contra o cancro da pele
Notícias ao Minuto

07:21 - 07/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Entrevista

O objetivo há muito que está traçado: Alertar os portugueses para o risco da exposição solar desprotegida. Este ano não foi exceção e a La Roche-Posay voltou a colocar o cancro da pele no centro das atenções.

A campanha Save Your Skin teve direito a um autocarro que percorreu Portugal para fazer chegar mais uma vez a mensagem… mas ainda há muito para fazer.

O Lifestyle ao Minuto falou com Patricia Calinas, product manager da La Roche-Posay, sobre a campanha, a consciência dos portugueses e sobre o papel da indústria da cosmética na prevenção do cancro da pele.

1. No site My Skin Check, a La Roche-Posay diz que se compromete a fazer recuar o cancro cutâneo. O que tem vindo a ser feito e o que é que ainda pode ser feito nesse sentido?

Desde há alguns anos que temos vindo a trabalhar de perto com profissionais de saúde, com o intuito de cada vez mais alertar e sensibilizar a população portuguesa para a monitorização regular dos sinais e para a adoção de bons comportamentos aquando da exposição solar. Fazemos com regularidade campanhas de sensibilização para os perigos do sol, o caso da campanha deste ano, Save Your Skin, com o objetivo de estar mais próximo da população (no caso, com a utilização de um autocarro educativo que andou de norte a sul do país).

2. É fácil para uma marca de cosmética assumir uma postura tão forte num tema tão sério, mas, ao mesmo tempo desvalorizado por muitas pessoas?

Está no nosso ADN este tipo de projetos. Achamos que devemos ter um papel ativo na prevenção do cancro cutâneo. Este tipo de projetos está intimamente ligado com a nossa assinatura e os nossos valores: “Melhorar a vida da pele sensível”, logo é natural que nos envolvamos com este tipo de causas, sobretudo num país como o nosso, com tantas horas de sol.

3. A La Roche-Posay já lançou dois vídeos e algumas campanhas sobre a necessidade das pessoas estarem atentas à própria pele de forma a prevenir um diagnóstico tardio de cancro. Porque é que é preciso repetir a mesma mensagem todos os anos? As pessoas ainda desvalorizam aquele que é o maior órgão do corpo humano?

Precisamos de repetir a mensagem para não cair no ‘esquecimento’. É mais fácil, para todos nós, memorizarmos e interiorizarmos quando a mensagem é repetida.

Também tentamos mudar ‘a forma’ da mensagem de modo a que chegue cada vez mais longe e se ‘faça ouvir’.

4. Que balanço faz da campanha Save Your Skin? Os portugueses estão agora mais conscientes dos ricos e mais preparadas para se auto-avaliarem?

Da nossa experiência no autocarro, ainda há muitas pessoas que não estão conscientes dos riscos da sobre-exposição solar. Há pessoas na casa dos 50/60 anos que nunca visitaram um dermatologista para um rastreio de sinais. O balanço até à data tem sido bastante positivo, achamos que estamos a conseguir ‘amplificar’ a mensagem da importância do controlo de sinais, mesmo aquelas pessoas que acham que não faz sentido o rastreio de sinais, nem tão pouco a utilização de um protetor solar.

5. Sendo a cosmética um aspeto indispensável na rotina de muitas pessoas, o que é que as empresas do ramo ainda podem fazer para aumentar a prevenção do cancro da pele?

Devem continuar a investir neste tipo de projetos e levá-los cada vez mais perto das populações. Nós (indústria) suportamos muito este tipo de projetos através do digital, mas a verdade é que há muitas pessoas que não estão no mundo digital e que nós não conseguimos sensibilizar. É necessário uma atuação mais próxima das comunidades.

6. A escolha de um protetor solar depende ainda muito do preço. É fácil para a La Roche-Posay concorrer com os cosméticos e protetores solares vendidos em supermercados e a um preço mais acessível para uma boa parte dos portugueses?

Hoje em dia a diferença de preços entre um protetor solar comprado no supermercado e na farmácia não é assim tão grande. Adicionalmente, cada vez mais mais, as marcas presentes em farmácia apostam em promoções muito atrativas para os consumidores. Adicionalmente, quem escolhe o canal farmácia para comprar o seu protetor solar, está disponível para gastar um pouco mais, dadas as garantias de segurança, tolerância e eficácia que os protetores solares oferecem.

7. O que é que distingue as gamas solares da La Roche-Posay das demais?

Os protetores solares La Roche-Posay apresentam uma proteção de largo-espectro, isto é, protegem tanto da radiação UVB como da radiação UVA. São altamente seguros, desde as fórmulas pediátricas até aos produtos de adulto. São adequados à pele mais sensível ou sujeita a intolerâncias solares. Temos no nosso portefólio uma solução adequada a cada tipo de pele (desde a mais oleosa à pele seca, passando por protetores solares com cor).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório