Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Como o ar condicionado pode interferir com a saúde

Já ouviu falar de alergia ao ar condicionado?

Como o ar condicionado pode interferir com a saúde
Notícias ao Minuto

08:36 - 04/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Recomendações

Para muitas pessoas o ar condicionado é indispensável, especialmente durante o verão. Estes aparelhos e sistemas estão um pouco por todo o lado, desde empresas a casas ou carros e como respiramos cerca de 20 mil vezes por dia, o ar climatizado artificialmente pode ser prejudicial para saúde, se não forem tidos os cuidados essenciais com os aparelhos.

A Bibliomed, Biblioteca Médica e Científica Virtual brasileira, destaca alguns riscos que o ar condicionado pode trazer para a saúde e como preveni-los.

A redução da captação do ar externo provoca o aumento da concentração de poluentes biológicos no ar interno - fungos, bactérias e ácaros. Como estes se proliferam rapidamente podem comprometer a qualidade de vida das pessoas, principalmente as que são mais vulneráveis à contaminação, como as que têm problemas respiratórios como rinite alérgica.

Os sistemas de ar condicionado podem, portanto, como reporta a plataforma, contribuir para o surgimento ou agravamento dos sintomas de alergias respiratórias. Isto porque muitos filtros de ar não estão preparados para reter as micro-partículas - fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus – fazendo com que salas amplas e cheias de pessoas a trabalhar acabem por se tornar em ambientes insalubres.

Mesmo que uma pessoa não tenha alergias respiratórias, a exposição aos elementos responsáveis pelas alergias (ácaros, fungos, mofo, pó, bactérias) acaba por fazer com que fique com maior sensibilidade. Fazendo com que a exposição repetida possa levar ao desenvolvimento de sintomas alérgicos.

Para tentar prevenir problemas mais graves como sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados, os especialistas da Bibliomed recomendam que evite permanecer em locais fechados e com grande concentração de pessoas – pois são dois fatores que facilitam a contaminação, com a agravante do ar condicionado – e especialmente salas com carpete.

E se não tem mesmo forma de evitar o ar condicionado, é essencial que se faça a limpeza dos filtros dos aparelhos de ar condicionado – especialmente se estes estão no exterior expostos aos elementos e a contaminantes como fezes de pombo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório