Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Eis porque é que o sangue da menstruação tem odor

Provavelmente já se tinha perguntado porque é que o sangue da menstruação tem um odor tão diferente do sangue ‘normal’.

Eis porque é que o sangue da menstruação tem odor
Notícias ao Minuto

11:20 - 29/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Já lhe revelamos os principais culpados da sensibilidade durante a menstruação e porque é que o intestino funciona tão bem nestes dias do mês.

Agora o site Refinery 29 revela porque é que o sangue da menstruação tem um odor tão diferente do sangue ‘normal’- que se liberta quando nos cortamos ou quando temos uma hemorragia pelo nariz, por exemplo.

O site falou com a Dra. Taraneh Shirazian, ginecologista-obstetra, em Nova Iorque, que revela os principais motivos para o sangue da menstruação ter um odor tão específico:

Antes de mais porque o sangue do período não é só sangue. O fluido menstrual está cheio de bactérias, muco vaginal e tecido (do endométrio – o revestimento do útero). Portanto, o odor é absolutamente natural.

Quão forte o odor é depende do tempo que o sangue está no seu útero, explicou a Dra. Shirazian. Mas a especialista destaca que este odor não deve ser semelhante ao do peixe, pois isso pode indicar que está com uma infeção vaginal – que pode ser acontecer se não mudar os pensos, tampões e copos menstruais com regularidade devida.

A Dra. Taraneh Shirazian sublinha que nunca deve lavar o interior da vagina quando está com o período pois, além de poder piorar o odor, ainda aumenta o risco de infeções.

A vagina tem microorganismos protectores necessários para o seu equilíbrio e saúde e desinfectar o seu interior com anti-sépticos, vai eliminá-los, deixando o caminho livre para fungos como a candida albicans, responsável pela candidíase. Além disso, a vagina faz a sua auto-limpeza através de secreções que depois são expelidas. A área exterior é a única que deve ser lavada, pois é onde essas secreções se acumulam.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório