Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sabia que maioria das pessoas não consegue perceber se tem mau hálito?

Especialista revela os mitos e verdades sobre o mau hálito.

Sabia que maioria das pessoas não consegue perceber se tem mau hálito?
Notícias ao Minuto

13:00 - 28/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

O mau hálito é um problema que, mesmo no campo da possibilidade, preocupa muita gente.

Mas sabia que pôr a mau à frente da boca enquanto expira pode não o ajudar a perceber se tem ou não mau hálito? E que o elixir bocal provavelmente não vai ‘salvar’ o seu encontro?

James Goolnik, fundador do Bow Lane Dental Group, revelou ao site Healthista as verdades e os mitos sobre o mau hálito.

Não, não consegue perceber se o seu próprio hálito cheira ou não mal. O mau hálito é gradual, o que significa que o seu ‘proprietário’ vai-se habituando a ele, fazendo com que para 95% das pessoas sejam impossível perceber se o seu hálito cheira mal ou bem, explica James. A não ser, claro, que o cheiro do hálito seja tão forte - por ter comido cebola à noite, bebido álcool ou passado a noite de boca aberta – que seja impossível não detetar.

Sim, o mau hálito deve-se aos alimentos que come. Os hálitos que cheiram a peixe, café, alho, cebola ou carne são mesmo reais. E, claro, se tiver uma boa higiene oral, também não sofrerá de mau hálito frequente – mas apenas depois de comer certos alimentos. E apesar disto também é possível ter mau hálito vindo do estômago, que apesar de pouco comum pode acontecer a pessoas com azia ou refluxo.

Deve-se lavar os dentes depois do pequeno-almoço? James Goolnik diz que o melhor é mesmo lavar os dentes logo ao acordar. Pois, como pequeno-almoço pode conter alimentos um pouco ácidos, lavar os dentes de comer pode ser uma má ideia, pois estará a esfregar e a entranhar estes ácidos nos dentes. Já à noite, o especialista diz que o ideal é lavar os dentes cerca de uma hora depois de jantar.

O elixir bocal pode ‘salvar o dia’? James destaca que este é outro mito, pois este produto é apenas uma ‘solução’ a curto prazo. O melhor a fazer é escovar muito bem os dentes, passar o fio dental e só depois usar o elixir. E, claro, ir ao dentista tratar dos dentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório