Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Dia dos avós: Os benefícios desta 'profissão'

Criar filhos é tão difícil como gratificante. Um avô será sempre uma mãe ou um pai. Mas ser avô é muito mais divertido.

Dia dos avós: Os benefícios desta 'profissão'
Notícias ao Minuto

09:10 - 26/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Quando se cria um filho as preocupações com a educação e com a segurança são imensas mas quando se é avô já se tem a experiência que permite dar mais liberdade e mimar muito mais do que os pais.

No dia Mundial dos avós o Lifestyle ao Minuto fala-lhe dos benefícios para a saúde e bem-estar deste ‘estatuto’ ou ‘profissão’, com base em estudos e opiniões de especialistas na matéria.

Cuidar dos netos diminui o risco de Alzheimer. De acordo com um estudo realizado em 2014 pelo Women’s Health Aging Project, na Austrália, as mulheres em pós-menopausa que passam tempo a cuidar dos seus netos têm um risco de desenvolver Alzheimer e outros problemas cognitivos menor do que as mulheres que não o fazem.

Dar carinho aos netos fortalece o sistema imunitário. A Dra. Kristine Arthur destacou na publicação Readers Digest que abraçar os netos ou simplesmente dar-lhe as mãos ajuda a fortalecer o sistema imunitário de avós e netos. “Quando as pessoas estão expostas a mais toque, geralmente têm uma diminuição nas células inflamatórias e um aumento dos glóbulos brancos”.

Os netos mantêm-no ativo e poderá despertar a criança que há em si. Quase se esquecia de como as crianças são ativas, mas os seus netos irão lembrá-lo e pedir-lhe para os acompanhar sempre que conseguir. E mais, ainda terá oportunidade de brincar e fazer coisas divertidas como se tivesse voltado à infância.

Poderá desenvolver uma amizade muito especial. A relação entre avós e netos pode ser realmente especial. Esqueça as regras e rotinas e aproveite os seus netos, eles vão querer partilhar todos os momentos divertidos e alegres consigo. E também vão querer que lá esteja para fazer o ‘dói-dói’ desaparecer e quem sabe dar um docinho de vez em quando.

Permite-lhe ‘beber’ da ‘fonte da juventude’. Ser avô é uma oportunidade única de ter um impacto positivo na vida de uma criança, permitindo que esta também nos rejuvenesça.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório