Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Seis boas razões para comer beterraba

Adorada por uns, odiada por outros. O seu sabor é forte, tal como os seus benefícios para a saúde.

Seis boas razões para comer beterraba
Notícias ao Minuto

13:30 - 25/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Cheia de vitaminas B, ferro, fibra, ácido fólico, manganês, cobre, magnésio e potássio, a beterraba fornece ao seu corpo inúmeros benefícios para a saúde.

Pode encontrar beterrabas com uma cor vermelha escura, mas também em rosa, branco ou amarelo. E porque os seus benefícios vão desde a redução da tensão arterial ao combate ao cancro, a beterraba foi até considerada pelos Institutos Nacionais de Saúde, dos Estados Unidos, um alimento funcional de prevenção da doença.

O site Medical Daily destaca seis boas razões para começar a comer (ou comer mais) beterraba:

1. Baixa a tensão arterial. A beterraba contém nitratos que, quando ingeridos, se convertem em ácido nítrico, que ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos. Isto ajuda a melhorar a passagem do sangue e, por consequência, baixa a tensão arterial.

2. Ajuda a combater o cancro. A cor da beterraba deve-se a um fitonutriente chamado betanina, que os estudos sugerem que tem um poder antioxidante, anti-inflamatório e detox no corpo que pode ser muito útil para quem está a lutar contra um cancro.

3. Tem um efeito detox. O efeito da betanina presente na beterraba também pode ser muito útil para destruir as toxinas e purificar o sangue e o fígado, aumentando a imunidade e melhorando as funções dos rins.

4. É um anti-inflamatório natural. A inflamação é a forma natural de o corpo responder à doença, mas quando esta se instala pode ser a raiz de inúmeros problemas de saúde. As propriedades anti-inflamatórias da beterraba ajudam a proteger as células, as proteínas e as enzimas do stress do ambiente.

5. Aumenta a resistência e a energia. Os nitratos que a beterraba contém dão-lhe resistência extra. Mas precisa de consumir cerca de cinco beterrabas médias para notar uma melhoria na performance atlética, por isso apostar num sumo de beterraba pode ser uma ótima solução.

6. Melhora a visão. Pois é, não são só as cenouras que contribuem para a visão. As verduras da raiz de beterraba contêm mais ferro que o espinafre e também promovem o consumo elevado de nutrientes que aumentam a saúde ocular, como carotenóides, luteína e beta-caroteno.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório