Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Sinais que o podem ajudar a perceber se tem diabetes

Este diagnóstico deve ser feito por um médico mas só estando atento aos sinais é que pode ajudá-lo a detetar o problema.

Sinais que o podem ajudar a perceber se tem diabetes
Notícias ao Minuto

07:01 - 25/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Segundo um relatório publicado este ano pela Organização Mundial da Saúde a diabetes já afeta quase um em cada 11 adultos no mundo, e os casos passaram de 108 milhões nos anos 1980 para 422 milhões em 2014.

Mas como é possível saber se tem a doença e deve procurar um médico?

Antes de mais é preciso saber que há dois tipos diferentes de diabetes. A do tipo 1 corresponde a mais ou menos 10% dos casos e atinge principalmente crianças e adolescentes. Neste tipo são comuns os sintomas como sede, excesso de urina e cansaço.

Já os outros 90% dos casos são de diabetes tipo 2. Que atinge, normalmente, pessoas com mais de 40 anos e está relacionada com a obesidade e um estilo de vida sedentário.

Mas, ao contrário do que ocorre no tipo 1, as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 não costumam apresentar sintomas.

Luiz Alberto Andreotti Turatti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, destaca que a diabetes tipo 2 é uma “doença silenciosa. É traiçoeira, porque a maioria das pessoas não tem sintomas, a não ser que a doença esteja descontrolada".

Portanto a partir dos 45 anos devem fazer análises gerais com alguma regularidade para conseguir detetar a desde cedo a diabetes tipo 2.

A BBC Brasil destaca os sinais que podem indicar que tem diabetes e que o devem fazer ir ao médico: ter sede constantemente, excesso de urina, fome frequente (provocada pela desidratação e perda de glicose pela urina), tonturas e cansaço, perda de peso, visão turva, infeções nas zonas genitais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório