Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Dicas eficazes para cortar consumo de calorias ao longo do dia

Os alimentos saudáveis que ingere diariamente podem ser mais calóricos do que pensa.

Dicas eficazes para cortar consumo de calorias ao longo do dia
Notícias ao Minuto

23:22 - 23/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Uma ou outra mudança na alimentação diária pode fazer toda a diferença no total de calorias ingeridas diariamente. Prova disso são os sumos verdes que muitas pessoas ingerem ao pequeno-almoço.

Para um copo pequeno ou médio de sumo, é comum juntar uma ou duas peças de fruta, outras de vegetais, uma fonte de proteína (frutos secos ou iogurte grego) e ainda algumas sementes ou superalimentos. No final temos uma bebida com cerca de 500 calorias (e muito açúcar) que nem sempre é saciante e que se fosse consumida ‘à dentada’ não só aumentaria a sensação de satisfação como possivelmente levaria à exclusão de alguns alimentos.

Para além de ‘comer os sumos matinais’, a revista Prevention recomenda ainda mastigar todos os alimentos. Esqueça as papas de fruta, os iogurtes ou os líquidos, opte por alimentos no seu estado natural (como frutas) e mastigue-os pausadamente, uma técnica que ajuda a controlar a fome e a reduzir a ingestão de alimentos.

Como o verão pede alguns encontros depois do trabalho e a vida social não deve ser negada, há que ter alguns cuidados na escolha das bebidas. Como lhe dissemos aqui, existem truques que ajudam a manter um comportamento saudável nestes momentos de convívio.

Trocar as bebidas açucaradas e gaseificadas por águas aromatizadas é outra forma de cortar logo mais de 200 calorias por dia. Mas cozinhar em casa também faz com que o consumo de calorias seja menor do que quando as refeições são feitas em restaurantes.

Evitar ficar muitas horas sem dormir também é eficaz na hora de controlar as calorias ingeridas, uma vez que as pessoas que dormem menos tendem a fazer mais refeições ao longo do dia e a correr um risco maior de obesidade – isto também porque a escolha dos alimentos acaba por ser quase sempre incorreta.

De acordo com a publicação, aderir à moda da exclusão da carne uma vez por semana também ajuda a cortar no consumo de calorias sem que os nutrientes fiquem em causa. Os cogumelos são uma excelente fonte proteica e muito reduzida no que toca a calorias.

Cozinhar o arroz desta forma ajuda a reduzir as calorias ingeridas e optar por uma alimentação consciente e que pensa no planeta e na própria saúde é também uma forma de reduzir a ingestão calórica, uma vez que a pessoa tende a optar por mais vegetais e legumes.

Se quer cortar 100 calorias por dia, veja aqui o que pode fazer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório