Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

A verdade sobre os quatro alimentos 'mais saudáveis'

São vistos como as melhores opções por serem mais saudáveis do que outros, mas será que é mesmo assim?

A verdade sobre os quatro alimentos 'mais saudáveis'
Notícias ao Minuto

07:20 - 23/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Explicação

A melancia é a fruta predileta do verão por ter perto de 90% de água na sua composição. O chocolate negro faz as delícias de quem precisa de um docinho. O mel substitui o açúcar em tudo e mais alguma coisa. Já os frozen yogurts são sempre uma opção saudável. Estes são quatro dos alimentos considerados ‘mais saudáveis’, mas será que fazem jus à fama que têm? Sim.

O site Today analisou minuciosamente cada um destes três alimentos e traçou-lhes o perfil mais correto, deitando por terra todo e qualquer mito a eles associados.

Comecemos pela melancia. Como já dissemos, este fruto é um dos que mais água tem na sua composição e apesar de ser bastante doce, não é dos que possui mais frutose, contudo, há quem defenda que o impacto que este açúcar tem no sangue pode fazer da melancia um alimento não tão amigo como pensávamos. Esta ideia está errada.

Como explica a publicação, a melancia tem um índice glicémico alto (75 em 100 – o que resultaria numa subida dos níveis de açúcar no sangue), contudo, o mesmo fruto tem uma carga glicémica baixa, ou seja, os níveis de açúcar no sangue não se alteram assim tanto depois do alimento ser consumido. Parece confuso, mas é simples de entender: apesar da melancia ter um índice glicémico alto, o seu impacto nos níveis de açúcar no sangue não é grave.

A melancia é um dos frutos prediletos do verão e não faltam motivos para o querer consumir.

Quanto ao chocolate negro, há quem use e abuse do seu consumo por acreditar que é uma opção sempre saudável. Esta ideia até pode fazer algum sentido, mas não deixa de estar errada. De acordo com o site, o chocolate negro é um aliado da boa saúde por ser rico em flavonóides, um antioxidante benéfico para a saúde, contudo, nem todos os chocolates negros possuem este componente, uma vez que não são todos produzidos da mesma forma.

Diz a publicação que até mesmo os chocolates com 70% de cacau podem não ser tão riscos em flavonóides como as pessoas pensam porque o processo de transformação do grau de cacau em chocolate fez com que as propriedades se perdessem, ficando apenas o açúcar.

Vários estudos têm defendido o consumo de chocolate negro, mas há que ter atenção não só ao rótulo (comparando quantidades de açúcar e propriedades benéficas) como às calorias ingeridas, uma vez que não deixa de ser chocolate e uma pequena dose pode fornecer cerca de 200 calorias.

O mel é uma escolha mais saudável do que o açúcar branco (refinado). Esta ideia está correta, mas isso não faz do mel a melhor escolha de todas no que toca a adoçantes naturais. Tal como o açúcar refinado, o mel contém cerca de 16 calorias por cada colher de chá, mas contém também uma imensidade de nutrientes e propriedades importantes para a saúde, porém, isso não quer dizer que possa ser consumido em abundância (só porque é saudável e faz bem).

Tanto o mel, como o açúcar mascavado, a geleia de agave, o xarope de arroz, o melaço, o açúcar de derrama ou outro adoçante natural qualquer devem ser consumidos com moderação.

Por fim, mas não menos importante, está a errada ideia de que os frozen yogurts são uma opção saudável por terem menos calorias e açúcar. Estes gelados até podem ter menos gordura do que os tradicionais, mas no que diz respeito ao açúcar, o pecado é idêntico. E a causa é simples: quando é reduzido o teor de gordura de um alimento, é adicionado mais açúcar para equilibrar o sabor.

Mais uma vez – e como deve acontecer sempre com qualquer alimento embalado – o melhor é ler o rótulo e comprar quantidades. E já agora, decore estes nomes, vai precisar de os saber quando analisar um rótulo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório