Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Cientistas conseguiram reverter a menopausa e fertilizar óvulos

Mulheres que não tinham o período menstrual há cinco anos estão agora a menstruar depois de um ‘rejuvenescimento’ dos ovários.

Cientistas conseguiram reverter a menopausa e fertilizar óvulos
Notícias ao Minuto

07:05 - 21/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Tratamentos

Cientistas gregos dizem ter revertido efetivamente a menopausa ao ‘rejuvenescer’ ovários de mulheres que já não tinham o período menstrual.

O tratamento que envolve um plasma rico em plaquetas (PRP) – uma mistura concentrada de substâncias no sangue que ajudam as células a crescer – e pode estimular o tecido dos ovários a regenerar-se.

Como reporta à revista New Scientist, este tratamento ao permitir que mulheres voltem a produzir óvulos e a recuperar o período menstrual pode trazer uma esperança para mulheres mais velhas e em pós-menopausa que querem engravidar.

Como o Dr, Konstantinos Sfakianoudis, ginecologista na clinica grega de fertilidade Genesis Athens, disse à revista, ele e a sua equipa conseguiram rejuvenescer ovários mais velhos através deste tratamento, reiniciaram os ciclos menstruais das mulheres e ainda conseguiram colher e fertilizar óvulos que foram produzidos e libertados pelas mulheres.

“Tive uma paciente cuja menopausa se estabeleceu há cinco anos, quando esta tinha 40 anos. Seis meses depois de a equipa injetar o PRP nos seus ovários, ela teve o seu primeiro período desde a menopausa”.

Até agora a equipa recolheu três óvulos da paciente, dois foram fertilizados com sucesso com o esperma do marido e quando tiverem mais um estes serão implantados no útero da mulher.

O tratamento teve já sucesso em seis mulheres que depois de muitos tratamentos falhados estão agora grávidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório