Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Dicas de Mafalda Pinto Leite para uma alimentação saudável

Sem fundamentalismos e sempre com equilíbrio. Mafalda Pinto Leite esteve à conversa com o Lifestyle ao Minuto e revela as melhores dicas para um estilo de vida saudável.

Dicas de Mafalda Pinto Leite para uma alimentação saudável
Notícias ao Minuto

07:20 - 30/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Conselhos

Cuidar do interior e do exterior, apostar na beleza, na felicidade e no bem-estar… e tudo com a alimentação. Mafalda Pinto Leite acaba de lançar o seu sexto livro, aquele que espelha a sua essência e o seu estilo de culinária – vegetariana e o mais natural possível.

Em ‘Cozinha Saudável – Beleza, Felicidade e Bem-Estar’, a chef portuense dá a conhecer uma série de receitas que prometem oferecer o máximo de benefícios de cada alimento. “Fazer e criar receitas todos os dias faz parte da maneira como funciono, acho que não consigo passar um dia sem ter uma ideia, juntar um ingrediente ou de como fazer isto e aquilo porque faz parte do meu trabalho e é uma coisa que eu gosto muito de fazer”.

“A minha maior inspiração são, sem dúvida, as frutas e os legumes da estação, vou sempre ao mercado biológico ao sábado e tento ser levada pelo que há na estação, trago para casa e, a partir daí, começa o processo criativo”, conta a chef portuguesa ao Lifestyle ao Minuto.

Os superalimentos fazem parte de grande parte das receitas que Mafalda cria e são um dos ‘essenciais’ do seu dia-a-dia. “Não consigo eleger um grande superalimento. Como tenho a minha própria marca [a Puro Sumo], acredito muito nas propriedades e nos benefícios destes superalimentos que, no fundo, não são nada recentes, há centenas de anos que são usados na culinária e medicina tradicional chinesa, tibetana, por isso são coisas que já está provado que funcionam. Há uns de que não abdico, como o reishi, um cogumelo que ajuda a impulsionar o sistema imunitário e é algo que tomo todos os dias de manhã, é uma coisa diária, sinto mesmo que o meu sistema imunitário está mais forte e saudável por causa disso. Se for para ter energia e maior poder de concentração, vou para o matcha, que para mim é o melhor que há para manter o foco, concentração e para ajudar a ter energia naquela altura. O matcha dá-me aquele extra que estou a precisar até ao final do dia”, conta.

Para Mafalda Pinto Leite, os produtos biológicos são também uma aposta ganha para quem pretende seguir um estilo de vida mais saudável.

“Se houver a possibilidade, acho que as pessoas devem optar pelos produtos biológicos, pensam que são mais caros, mas não são. Devem tentar ir ao mercado biológico da sua localidade e começar por aí, escolher os ingredientes que não conhecem e tentar todos os dias comer algo que seja só legumes antes da própria refeição, acho que só aí estamos a fazer uma grande mudança na nossa alimentação e vamos sentir-nos mais saciados e não vamos cometer tantos pecados como cometeríamos se não tivéssemos comido essas vitaminas”, explica.

Quando questionada sobre a melhor forma de adoçar doces e sobremesas, Mafalda Pinto Leite garante que existem sempre opções mais saudáveis do que o açúcar refinado. “Cá em casa, para os doces crus, utilizo sempre o xarope de agave ou tâmaras. Para adoçar uma bebida, gosto muito de mel cru, tem muitos benefícios e propriedade, mas para quem quer fazer um bolo que vá ao forno, aconselho o açúcar de coco, que não é tão forte e não faz tão mal como o açúcar refinado”.

Quanto ao sal, Mafalda não aconselha que deixe se ser usado, “porque nós precisamos de sal, mas de um sal que seja integral, como o sal marinho e não o refinado. Nem tudo é igual, o sal refinado faz mal, mas em Portugal temos a sorte de ter o sal marinho, que ajuda a nutrir o cérebro. Eu aconselho a por sempre um bocadinho de sal na comida”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório