Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'Gene dos ruivos' pode ser tão mortal como 21 anos de exposição solar

As pessoas ruivas, com pele clara e sardas têm maior tendência para sofrer de cancro da pele uma vez que são mais propensos a um maior número de mutações genéticas.

'Gene dos ruivos' pode ser tão mortal como 21 anos de exposição solar
Notícias ao Minuto

22:22 - 12/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Cientistas revelaram que as pessoas que têm o gene conhecido por fazer com que se tenha cabelo ruivo (mas que também pode estar presente em não ruivos) têm um risco de ter cancro da pele muito superior às pessoas sem este gene.

Este fardo, e perigo para a pele, é comparável a uns 21 anos extra de exposição solar para as pessoas sem esta variação genética.

O estudo realizado por investigadores do Wellcome Trust Sanger Institute e da Universidade de Leeds e publicado na revista Nature Communications descobriu que basta uma única cópia do gene MC1R (associado ao cabelo ruivo) para aumentar o número de mutações no melanoma, cancro de pele mais grave.

Como reporta o site britânico Express, os investigadores destacam que há muitas pessoas que não são ruivas mas que têm estas variantes comuns do gene, dando o alerta para que todas as pessoas tenham cuidado com a exposição solar.

Este gene afeta o tipo de pigmento de melanina que produzem, o que leva ao cabelo ruivo, às sardas, à pele clara e a uma grande probabilidade de apanhar escaldões.

O Dr. David Adams, investigador, destacou: "É conhecido há algum tempo que uma pessoa com cabelo ruivo tem uma maior probabilidade de desenvolver cancro de pele, mas esta é a primeira vez que se provou a associação do gene aos cancros de pele com mais mutações”.

"Inesperadamente, também analisamos que as pessoas com apenas uma cópia do gene variante [as pessoas ruivas têm duas cópias] ainda têm um número muito maior de mutações do tumor do que o resto da população”.

Acrescenta ainda que “este é um dos primeiros exemplos de um perfil genético comum com um grande impacto sobre a genoma do cancro e poderá ajudar a identificar melhor as pessoas com um maior risco de desenvolver cancro de pele".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório