Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Os estranhos (mas naturais) sons que o nosso corpo faz

Barriga a ‘roncar’? Joelhos a estalar? Tudo isto é normal, mas saiba o que cada som revela.

Os estranhos (mas naturais) sons que o nosso corpo faz
Notícias ao Minuto

07:53 - 09/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Que o nosso corpo é único, especial e até mesmo misterioso, todos nós sabemos. Mas, de dia para dia surgem novas teorias e ideias acerca do seu funcionamento e do que cada uma das suas partes é capaz de fazer (ou revelar).

Os sons corporais são um dos aspetos mais curiosos do corpo humano, mas são muitas as pessoas que conhecem o verdadeiro significado de cada um desses sons. É o que acontece com o som dos joelhos a estalar.

Embora seja um dos mais comuns e inofensivos, há quem ainda associe este som a possíveis problemas ósseos ou articulares, o que nem sempre acontece. Como lhe revelámos aqui, o estalar do joelho é apenas um sinal de alarme quando associado a dor, especialmente durante o ato de agachar. Caso contrário, podemos estar perante um joelho completamente saudável que apenas estala.

O som da garganta a borbulhar é também um dos mais recorrentes, mas talvez dos mais embaraçosos, uma vez que é impossível de controlar. Este som é apenas a consequência da necessidade do organismo libertar o gás que tem a mais no estômago, tal como acontece com um arroto. Comer muito depressa, de boca aberta, mascar pastilhas elásticas ou beber bebidas gaseificadas pode aumentar a frequência com que este som é emitido.

Também embaraçoso é o som emitido pela barriga, o chamado ‘barriga a roncar’. Este barulho pode ter duas causas: o processo de limpeza interna ou o aumento do stress, que faz com que os músculos contraiam, lê-se no site da revista Prevention.

E o assobio do nariz, já ouviu? Este é também um som frequente e inofensivo, uma vez que apenas indica um pequeno congestionamento nasal, frequente durante constipações, gripe ou alergias. Contudo, quando este som é emitido sem que haja uma causa aparente, o melhor é visitar o médico, já que pode existir a possibilidade de ter o septo nasal desviado ou com uma pequena fissura, alerta a publicação.

Por fim e destinado às mulheres, o último som mencionado pela revista é um dos menos desejados: os gases vaginais. O barulho assemelha-se a um pum mas é emitido pela vagina, algo completamente natural e que revela a entrada de ar após o ato sexual.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório