Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

"Pessoas não fazem ideia do açúcar que existe em alimentos processados"

Mafalda Agante não se acanha na hora de comer açúcar, mas sabe como atenuar as consequências que a sua paixão por doces pode trazer.

"Pessoas não fazem ideia do açúcar que existe em alimentos processados"
Notícias ao Minuto

08:03 - 29/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Mafalda Agante

Apaixonada por doces desde miúda e adepta de tudo o que tem “muita gema e açúcar”, Mafalda Agante é a prova de que é possível deliciar-se com a doçaria tradicional sem colocar a saúde em risco.

“Eu acho que em tudo na vida tem que existir um equilíbrio e, apesar de eu ingerir muito açúcar desde sempre, faço uma alimentação saudável, que é à base de frutas, legumes e peixe”, conta a autora do livro e blogue ‘Há Alguém Mais Gulosa Do Que Eu?’, revelando que “ a minha glicémia é normal, aliás, às vezes até é um pouco baixa por incrível que pareça”.

Em conversa com o Lifestyle ao Minuto, a também repórter revela que existe ainda alguma confusão relativamente ao açúcar, o que faz com que as pessoas condenem os bolos e optem por outro tipo de alimentos, nem sempre saudáveis e adequados. “As pessoas não fazem ideia da quantidade de açúcar que existe em alimentos processados, nem sabem que existe açúcar nesses alimentos”, diz, explicando que é possível consumir açúcar e ter uma plena noção das quantidades.

“Eu ingiro muito açúcar, mas sou eu que controlo, sou eu que vou a pastelarias em que sei que usam matéria prima de qualidade. Quando faço em casa sei a quantidade de açúcar que coloco e quando não se quer usar açúcar normal, pode-se usar açúcar de coco, stevia ou outros tipos de adoçantes que façam menos mal”, explica, destacando que “há uma tendência que é as pessoas ingerirem cada vez menos açúcar na doçaria. Nos alimentos processados acho que acontece o contrário, as pessoas ingerem grandes quantidades de açúcar, sem saberem que faz parte dos ingredientes”.

“Se formos analisar o receituário antigo (que tem centenas de anos), as pessoas não fazem ideia da quantidade de açúcar que se utilizava nos conventos, o açúcar era a única forma de conservar os doces, é um conservante natural. Hoje em dia, as pessoas comem um doce conventual e não sabem que nessa receita já foi reduzida muita quantidade de açúcar”, conclui.

Notícia atualizada às 14h07 com novas declarações de Mafalda Agante.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório