Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Quando a dor de cabeça é provocada pela sinusite

A dor de cabeça é capaz de imobilizar a vida de uma pessoa, impedindo-a de fazer qualquer atividade com lucidez, bom humor e tranquilidade.

Quando a dor de cabeça é provocada pela sinusite
Notícias ao Minuto

10:07 - 05/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Bem-Estar

A dor de cabeça é um sintoma ou sinal de que algo não está bem. Um analgésico pode aliviar temporariamente a dor, mas se a causa persistir e não for combatida, a dor voltará certamente.

Há vários tipos e intensidades e vários tipos de dores de cabeça. A sinusite pode ser uma das razões que explicam a quantidade de pessoas que sofrem de dor de cabeça.

O ar frio (no inverno ou dos ar condicionados no verão), seco, poluídos e a aglomeração de pessoas em locais fechados facilitam a exposição e o contágio por agentes infeciosos que, uma vez inalados, podem desencadear quadros como o da sinusite em pessoas mais predispostas a isso.

A sinusite aguda é uma infeção dos seios paranasais (que compreendem a região das maçãs do rosto, ao lado do nariz e da testa), faz com que as cavidades em redor das vias nasais (canais sinusais) fiquem inflamados e inchem. Isto interfere com a drenagem e provoca acumulação de muco.

As secreções contaminadas penetram estes seios levando a uma intensa reação inflamatória e infeciosa, que resulta em secreções aumentadas e infetadas, congestão, mal estar, tosse, principalmente noturna, dores de corpo e... dor de cabeça.

A dor de cabeça da sinusite tem características específicas: geralmente é latejante, sendo que piora e lateja mais quando nos abaixamos ou mexemos a cabeça de um lado para o outro. Os locais onde a dor é maior são a testa ou a região das maçãs do rosto. Há ainda quem diga ter dores de ouvidos ou de dentes, tal é a dor de cabeça.

O diagnóstico pode ser feito com base na história clínica e num exame físico ao paciente. Se bem que o médico pode solicitar exames como o raio X.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório