Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quando deve evitar os alongamentos

Os alongamentos são um excelente complemento do treino, podendo ser feitos antes ou depois da atividade física. Mas sabia que existem momentos em que devem ser ignorados?

Quando deve evitar os alongamentos
Notícias ao Minuto

13:00 - 30/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Treinos

Alongar para não magoar, alongar para completar. É assim que muitos atletas olham para os alongamentos, que são tidos como um aspeto tão ou mais importante do que o próprio treino, contudo, e tal como qualquer outro exercício, existem momentos em que os alongamentos devem ser ignorados.

Segundo o site da revista Prevention, um desses momentos é quando se está a recuperar de uma lesão ou quando se esteve magoado recentemente. A terapeuta física Sheila Ghovanlou revela que o alongamento pode agravar a lesão e que esteve apenas deve ser parte da rotina assim que existir um consentimento médico.

Durante o pós operatório também se deve evitar alongar, sob a pena de danificar a zona tratada e de quebrar os pontos (no caso de existirem).

Diz ainda a publicação que quando se tem dores ou espasmos musculares também se deve evitar alongar, especialmente quando esta sensação é contínua e não está a ser alvo de tratamento.

Independentemente da altura do ano, os alongamentos devem ser ainda evitados quando se está com frio, o que pode ser sinal de que os músculos não estão preparados para esticar. Quem já é altamente flexível pode também ignorar os alongamentos.

Por fim, mas não menos importante, é ainda de evitar alongar quando se vai participar em atividades que implicam inícios e paragens recorrentes de corrida (como o futebol, o basquetebol e o andebol).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório