Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Estados Unidos aprovam 'máquina de bulimia médica'

Chama-se AspireAssist e promete ser a solução contra a obesidade. O aparelho que drena a comida do estômago foi agora aprovado pela Food and Drug Administration (FDA).

Notícias ao Minuto

12:44 - 28/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Obesidade

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou aquele que é um dos mais recentes método anti-obesidade, mas também dos mais controversos, o AspireAssist. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva e reversível que tem como função drenar uma parte da comida que está no estômago.

O Chicago Tribune dá a conhecer as críticas feitas a esta decisão e à própria invenção, que é chamada de ‘bulimia mecanizada', uma vez que o aparelho retira cerca de 30% dos alimentos que estão no estômago antes das calorias serem absorvidas e o processo de digestivo iniciado.

O professor da Universidade de Ottava,Yoni Friedhoff, é um dos que levanta a voz na hora de condenar a aprovação, descrevendo este aparelho como uma 'máquina de bulimia médica', tendo o mesmo efeito que o distúrbio alimentar - a expulsão da comida ingerida. À publicação norte-americana, o médico diz mesmo que o processo de drenagem faz "um barulho horrível".

No blogue BigThink.com, o autor Derek Beres tece também duras críticas à decisão da FDA, afirmando que o organismo que zela pela saúde e bem-estar dos norte-americanos está a incentivar os distúrbios alimentares e a adesão às práticas mais rápidas de perda de peso.

Também o endocrinologista Joseph Gutman se mostra chocado com a decisão tomada. “Estou absolutamente, completamente e totalmente chocado com a aprovação”, disse o médico ao site The Verge, reforçando a ideia que mais sobressai nesta história: a bulimia mecanizada. Diz o médico que este processo de emagrecimento vai “tornar a bulimia positiva”.

Todas estas opiniões são negativas, mas o site do AspireAssist tem presente testemunhos reais e casos de sucesso com esta técnica, como pode ler alguns aqui.

Como funciona o AspireAssist

Num procedimento de cerca de 20 minutos – e com anestesia local – é colocado um tubo no estômago do paciente. Este tudo, lê-se no site do aparelho (que já se encontra à venda em alguns países na Europa), é muito fino e liga o interior do estômago a uma porta cutânea do tamanho de uma moeda de dois euros e que fica localizada no exterior da barriga. Esta abertura possui, também, uma válvula que pode ser controlada, o que ajuda a determinar o fluxo do conteúdo estomacal que irá ser drenado após cada refeição.

O processo de aspiração do AspireAssist deve acontecer 20 minutos depois do paciente comer e pode demorar entre cinco a 10 minutos até ficar completo.

A aprovação da FDA aconteceu no passado dia 14 e após terem sido realizados testes em pacientes obesos que não conseguiram perder peso através de outras terapias. Segundo o organismo norte-americano, este aparelho aparelho não deve ser usado por pessoas com distúrbios alimentares e deve fazer parte de uma dieta equilibrada e de um estilo de vida saudável, sendo o aconselhamento médico essencial.

O AspireAssist poderá ser removido, a qualquer momento, mediante uma simples intervenção de 15 minutos, em ambulatório.

Veja no vídeo acima como funciona.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório