Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Como o telemóvel aumenta os níveis de stress

Esse pequeno equipamento que não larga um segundo está a tirar-lhe anos de vida… e muito à boleia do stress.

Como o telemóvel aumenta os níveis de stress
Notícias ao Minuto

13:28 - 25/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Vícios

Os telemóveis são itens indispensáveis nos dias de hoje. Fazem as vezes dos despertadores, das agendas, do computador, da máquina fotográfica… fazem tudo e mais alguma coisa (literalmente).

Embora sejam um objeto prático e que permite executar as mais variadas funções de forma rápida e eficaz, o telemóvel está a tirar anos de vida à população e muito por culpa do aumento de stress que provoca.

Como conta o site Prevention, os smartphones conseguem fazer aumentar os níveis de stress das mais variadas formas, mas há uma infalível: a bateria fraca. Quem não fica com os nervos em franja quando o nível de bateria é mínimo?

Esta situação recorrente tem o nome de ansiedade e é uma das consequências mais diretas da necessidade (ou dependência) de estar sempre ligado.

A síndrome da vibração fantasma é também uma condição associada ao uso excessivo do telemóvel e ao stress e ansiedade que este provoca. ‘Sentir’ o telemóvel a vibrar quando tal não aconteceu é algo que acontece a quase todas as pessoas, podendo muitas ‘achar que ouviram’ o telemóvel a tocar.

Deixar o telemóvel em casa é uma verdadeira dor de cabeça, especialmente para aquelas pessoas que sofrem de nomofobia, uma fobia de ficar desconectado e que aumenta exponencialmente os níveis de stress e de ansiedade, podendo fazer com que algumas passem mal.

Mas estes níveis de stress podem ainda aumentar com o medo de ‘perder algo’, ou seja, de não saber qual foi a última publicação feita nas redes sociais por determinada pessoa. A FOMO (fear of missing out, medo de perder algo) é uma condição comum e a justificação para as pessoas acederem às redes sociais quase impulsiva e inconscientemente vezes sem fim ao longo do dia e da noite. Sim, há pessoas que temem tanto não estar a par das novidades que acordam a meio da noite para saberem o que foi publicado online.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório