Uma ponta aqui, outra ali e uma dor constante que não se aguenta. A zona abdominal é das que mais facilmente espelha que algo está mal e são vários os tipos de dores que podem acontecer.
Para ajudar a compreender tudo o que pode revelar esta parte do corpo, a revista Prevention publicou no seu site o significado as sete dores abdominais mais comuns. Ora veja:
1 – Sensação de ardor no topo da barriga e parte de baixo do peito
Esta dor – muitas vezes naquilo a que se chama boca do estômago – pode indicar refluxo gastro-esofágico, ou seja, a subida do ácido estomacal.
2 – Dor à volta do umbigo
Embora a apendicite seja mais comummente detetada quando ocorre uma dor intensa no lado direito inferior da barriga, o mal-estar na zona do umbigo pode também ser um indício deste problema.
3 – Dor aguda junto às costelas, na parte inferior
Cálculos biliares podem ser uma das causas desta dor. Este problema carateriza-se pelo depósito de substâncias duras na vesícula biliar.
4 – Ardor no estômago
Quando esta dor é constante e crónica, pode-se estar perante um caso de úlcera péptica, uma lesão provocada pela destruição da mucosa da parede do estômago.
5 – Dor na barriga e vontade repentina em ir à casa de banho
A intolerância à lactose é uma das causas frequentes deste sintoma, diz a publicação, que contou com as explicações do médico Niket Sonpal, a exercer no Touro College of Medicine, em Nova Iorque.
6 – Cólicas intestinais e diarreia
As pessoas que têm constantemente cólicas intestinais e estão muitas vezes de diarreia podem ser sensíveis ao glúten, uma proteína presente em cereais como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia.
7 – Dor de barriga, febre e diarreia com presença de sangue nas fezes
A doença de Crohn é uma das mais penosas a nível intestinal e a que apresentam sintomas e consequências mais severas, sendo as dores constantes, a diarreia com sangue e os episódios de febre os mais frequentes.